Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
Penápolis, 27 de abril de 2018
Data: 12/12/2017 Hora: 15:32:55
Aprovada obrigatoriedade de divulgação de lista de medicamentos disponíveis na rede pública

A Câmara Municipal de Penápolis aprovou segunda-feira, dia 11, por unanimidade, a obrigatoriedade de divulgação da lista de medicamentos disponíveis na rede pública municipal de Saúde. A matéria, de autoria do vereador  Ivan Sammarco (PPS), estabelece a promoção da informação no site e  unidades com farmácias da administração municipal. "A divulgação do medicamentos disponíveis representará maior transparência no atendimento e proporcionará ganho de tempo para os usuários, como evitar de ficar numa fila por espera de medicamento que não está disponível ", disse Ivan Sammarco na tribuna da Câmara Municipal. Na justificativa formalizada para o projeto, ele também acrescentou o aspecto de cuidados. "A propositura reforça o caráter orientador da assistência farmacêutica nas unidades de saúde, contribuindo para o papel dos profissionais de buscar a promoção do acesso adequado  aos medicamentos, a qualificação do cuidado e  a redução da auto medicação e uso abusivo de medicamentos".

O projeto  foi repercutido pelo vereador Júlio Caetano (PSD), com destaque para a transparência. "Tudo que for para promover transparência e ajudar a população tem o meu apoio". 

O vereador Roberto Delfino (PMDB), reforçou que a iniciativa contribuirá  para facilitação no atendimento aos usuários do serviço municipal de Saúde.

O vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o "Dr. Rodolfo" (PSD), afirmou que tem sido pequena a lista de medicamentos fornecidos pela administração municipal e que a obrigatoriedade da divulgação terá aspecto importante também para maior cobrança e melhoria do setor.

O vereador Francisco José Mendes, o "Tiquinho" (PSDB), disse que cerca de 90% dos medicamentos da rede básica  estão com  distribuição regular pela prefeitura. O tucano explicou que as dificuldades maiores são para os casos de remédios de alto custo, de repasse  pelos governos estadual e federal.

Atualização: O projeto de obrigatoriedade de divulgação dos medicamentos disponíveis prevê que deverá ocorrer  atualização em tempo real toda vez que houver alteração na lista. 

Enviar esta notícia para um amigo

Reportar erro

Data: 12-12-2017 15:32:55