23 ABR 2020
Câmara quer esclarecimentos sobre de Centro de Referência

A Câmara Municipal de Penápolis aprovou em sua sessão quarta-feira, dia 22,  requerimento de autoria do  vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o Dr. Rodolfo (PSD),  na busca de esclarecimentos  sobre  a definição  da escolha do local pelo Executivo   para a instalação do Centro de Referência Covid-19 na cidade.  A iniciativa convida as direções técnica e clínica da Santa Casa de Penápolis para explanações  se o hospital teria condições de abrigar o novo serviço. O propositor do documento criticou a opção do prédio do antigo Hospital da Unimed para o Centro de Referência da Covid-19. "A Santa Casa está estruturada e preparada para receber os novos leitos. Desnecessário utilizar o antigo Hospital da Unimed". Dr. Rodolfo também criticou o pagamento de aluguel do espaço particular através de recursos recebidos pela Santa Casa de Penápolis.

O vereador Carlos Alberto Soares da Silva, o "Carlão da Educação" (Cidadania), repercutiu que diante da crise com o novo coronavírus, o Estado passou a ter o controle de  grande parte dos leitos da Santa Casa. "É muito importante termos uma  estrutura preparada no antigo Hospital da Unimed. A reforma do local está sendo feita por voluntários. Tudo que o poder público colocar de equipamentos é patrimoniado, voltará  para o município ao final da pandemia".

A vereadora Ester  Sezalpino Mioto (PSD), defendeu que a Santa Casa tem condições de abrigar o Centro de Referência da Covid-19. "Pode ser também referência de melhor pagamento de enfermeiros e médicos, melhor estrutura, melhor UTI, mas não , investe-se em patrimônio particular".

O vereador Francisco José Mendes, o "Tiquinho" (PSDB), afirmou que existem divergências sobre a viabilidade do Centro de Referência da Covid-19 na Santa Casa. "Alguns falam que sim, outros falam que não. Já houve questionamento recentemente sobre atender paciente de convênio particular  onde também atende o paciente do SUS".

O vereador Evandro Tervedo Novaes (DEM),  considerou que as decisões sobre as medidas oficiais  da administração municipal relacionadas ao vírus  devem contar com participação da Câmara Municipal. "Temos que ter maior controle dessa situação". O vereador Rubinho Bertolini (Republicanos),  pediu atenção para o poder público não descuidar de outras necessidades da área da saúde pública.

RODOLFO VALADÃO AMBRÓSIO