25 ABR 2020
Câmara aprova inclusão superior a R$ 2 milhões no orçamento

O orçamento do município de Penápolis  para  2020 terá mais R$ 2.144.999,56. A suplementação foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal  em sua sessão quarta-feira, dia 22. Os recursos são de encaminhamentos dos governos estadual e federal para atendimento ao novo coronavírus. Grande parte do  total teve viabilização através de emendas parlamentares conseguidas por meio de  deputados  com apoio da Câmara Municipal. Na discussão da propositura, o vereador Evandro Tervedo Novaes (PTB), questionou que  a  maior parte da aplicação dos recursos está disposta com  mão de obra. "Eu imagino que nesse momento o que está mais precisando é material de consumo, como respiradores".

O vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o Dr. Rodolfo (PSD), repercutiu que com o decreto de pandemia pelo município, a fiscalização da Câmara Municipal ao Executivo deve ser ainda maior no acompanhamento dos gastos. "O decreto abre possibilidade de gastos sem que o prefeito tenha que pedir   autorização da  Câmara Municipal".

A vereadora Ester Sezalpino Mioto (PSD),  defendeu a utilização dos novos recursos nos Postinhos de Saúde. "Tudo para Covid-19, como é  que vão ficar as outras enfermidades?

O vereador Carlos  Alberto Soares da Silva, o "Carlão da Educação" (Cidadania), afirmou o montante de recursos suplementados só teve encaminhamento ao município pelos governos estadual e federal por causa da Covid-19. "Os recursos vieram para suporte no atendimento de casos do novo coronavírus,  para que possamos estar preparados".

O vereador Júlio Caetano  (PSD), esclareceu que o projeto em discussão tratava do ajuste do orçamento do município com o recebimento de recursos da Covid 19.   O vereador Adalgiso do Nascimento, o "Ziza" (MDB),  aproveitou para reforçar defesa de implantação do Centro de Referência da Covid-19 no antigo Hospital da Unimed.

O vereador Pr. Bruno Marco (PSD), alertou sobre os casos de dengue na cidade. "A cidade não sofre só com a Covid-19, sofre com a dengue e grande número de casos de outras doenças".