29 ABR 2020
Câmara recebe médicos da Santa Casa para explanações sobre Covid

A Câmara Municipal de Penápolis recebeu  em sua sessão segunda-feira,  dia 27, o diretor técnico Sidnei Albregard e o diretor clínico Luiz Washington , da Santa Casa de Penápolis, a pedido do vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o Dr. Rodolfo (PSD),  para explanações sobre a viabilidade do hospital receber um centro de referência  da Covid-19. Os convidados afirmaram que  a Santa Casa possui estrutura para atendimento na situação atual de casos. Dos 10 leitos de UTI, o hospital tinha na segunda-feira 8 pacientes, sendo 1 com suspeita do novo coronavírus. A enfermaria, de 46 leitos, abrigava 4 suspeitos com a doença. "Hoje a Santa Casa supre as necessidades, mas não posso garantir que daqui dois, três meses, se vai explodir  ou não o número de casos", disse Albregard.

Luiz Wasghington acrescentou que a Santa Casa conta com 15 respiradores, profissionais especializados, serviço de tomagrafia e disponibilidade de área para novos leitos. "Hoje, nesse momento, a Santa Casa está pronta para atendimento".

O vereador Adalgiso do Nascimento, o Ziza (MDB), defendeu a criação do Centro de Referência da Covid-19  no antigo Hospital Luiz Valente como respaldo para eventual crescimento acentuado  da doença na cidade.

O vereador Evandro Tervedo Novaes (PTB), questionou se o atendimento regional da Covid-19 em Penápolis aumentaria os riscos de proliferação do vírus na cidade e obteve resposta  que sim pelo diretor técnico da Santa Casa em Penápolis. O presidente da Câmara Municipal, Ivan Sammarco (DEM),  reforçou pergunta   se a Santa Casa teria espaço físico para abrigar um Centro de Referência do novo coronavírus e foi informado com aceno positivo pelos médicos.  Além de outras repercussões de vereadores,  a discussão da estrutura da Covid-19 pela Câmara Municipal   registrou afirmação de Dr. Rodolfo que as explanações dos convidados demonstram que a Santa Casa possui condições de abrigar serviço especial para os atendimentos dos contaminados. "Tudo o que está sendo projetado para o Centro de Referência no antigo Hospital Luiz  Valente cabe na Santa Casa. Para que tantos gastos naquele prédio particular?", disse  Dr.  Rodolfo.

RODOLFO VALADÃO AMBRÓSIO