07 MAI 2020
Pedido defende liberdade para municípios em restrições

A Câmara Municipal de Penápolis registrou em sua sessão segunda-feira, dia 4, manifesto do vereador Júlio Caetano (PSD), em defesa de autorização de autonomia para os municípios do Brasil na definição das ações de restrições com cuidados contra o novo coronavírus. "Cada município deveria ter de liberdade para estabelecer suas regras de acordo com sua realidade. Temos municípios em  São Paulo que não têm nenhum  caso de Covid-19 e está tendo que aderir ao decreto do governo estadual", disse Júlio Caetano. Ele considerou que cada cidade precisa ter sua própria gestão e especificidade para os  segmentos locais. O vereador repercutiu as grandes dificuldades financeiras diante da proibição de funcionamento da maior parte do comércio e outras atividades. "Do jeito está não pode. Quem paga aluguel de espaço comercial no centro paga ainda mais caro, tem funcionários para pagar e não tem receita". Júlio Caetano ainda citou outras atividades muito afetadas como academias de atividade física. "Muito não podem funcionar, mas o pedágio com a movimentação constante de cédulas de dinheiro pode. Será que a chance de contágio  não é  maior do que uma loja que receberia poucos clientes sem nenhuma aglomeração? ".

O vereador Evandro Tervedo Novaes (DEM), também repercutiu a gravidade econômica dos dias atuais com o pedido de falência por empresas e demissões de funcionários na cidade. O democrata disse que muitas famílias já passam necessidade de situações básicas e reclamou da suspensão do atendimento pelo transporte coletivo. "Causa-se dificuldade até para a locomoção de quem precisa buscar algum tipo de ajuda".

A vereadora Ester Sezalpino Mioto (PSD), afirmou que o país registrava na segunda-feira  5.500  municípios sem Covid-19. "Uma cidade de 70 mil habitantes não pode sofrer com tantas restrições por causa de duas mortes  até esse momento, das quais também lamentamos", disse a pessedista numa referência a Penápolis.