21 NOV 2020
Câmara apoia ampliação de abrangência do teste do pezinho

A Câmara Municipal de Penápolis aprovou requerimento de autoria do vereador Júlio  Caetano (PSD), em defesa do aumento da abrangência  pelo teste do pezinho realizado no serviço público. Atualmente o exame pelo SUS detecta 6 doenças (hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fenilcetonúria, fibrose cística, deficiência  de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita. O documento apresentado pelo Legislativo relata que existem testes ampliados  com possibilidade  de detecção  de até 53 doenças graves, genéticas ou metabólicas, algumas raras, as quais podem  comprometer o desenvolvimento da criança e levar à deficiência física ou mental. “O diagnóstico  e tratamento tardio das doenças podem causar  sequela na saúde e desenvolvimento das crianças e até ser fatal”, diz o vereador propositor do requerimento.

Segundo dados publicados pela ONG Mãe que Ama, aproximadamente 13 milhões  de pessoas possuem  alguma doença rara no Brasil. Dessas, apenas cerca de 29 mil são crianças que têm uma das seis doenças  que o teste do pezinho  mais tradicional identifica, o que revela  grande  possibilidade  de manifestação  de outras doenças que o teste ampliado poderia ajudar a tratar precocemente. “Algumas ONGS estão articulando campanhas junto aos órgãos competentes para a ampliação do teste do pezinho pelo SUS,  já que  a de melhor cobertura só tem sido realizado pela rede particular”, diz Júlio Caetano.

Adesão: A ONG Mãe que Ama está com campanha na internet na busca de apoios pela ampliação do  teste do pezinho. Quem desejar aderir deve acessar a página www.maequeama.com.br/formulario-pezinho. O movimento  já conseguiu 500 mil assinaturas do objetivo de 1 milhão.

JÚLIO CÉSAR CAETANO