15 DEZ 2020
Câmara questiona protocolo de atendimento para Covid-19

A Câmara Municipal de Penápolis, por iniciativa do vereador Júlio Caetano (PSD), formalizou requerimento ao Executivo na busca de informações sobre o protocolo de atendimento  para a Covid-19 através do poder público na cidade. O documento questiona qual tem  sido a conduta adotada nas unidades básicas de saúde, incluindo o Pronto Socorro Municipal, desde  situação de suspeita até a confirmação da doença.  Júlio Caetano também quer esclarecimentos se existe  prescrição  específica de medicação  e fornecimento aos pacientes de  casos positivos, treinamento para o atendimento e mapeamento do novo coronavírus no município.

A vereadora Ester Sezalpino Mioto (PSD), afirmou que ocorrem situações em que pacientes com alta do Centro de Referência da Covi-19 seguem para receber aplicação de injeção no Pronto  Socorro Municipal, onde ficam no aguardo até por 3 horas na recepção.

O vereador Francisco José Mendes, o “Tiquinho” (PSDB), reforçou pedido para cuidados com isolamento para os casos de confirmação da Covid-19.

Exames: O vereador Júlio Caetano também fez requerimento para levantamento de informações  sobre o processo de licitação  para exames ultrassonográficos e previsão de retomada do atendimento. “Segundo relatos de munícipes, os exames ultrassonográficos transvaginais não estão sendo feitos  por causa da necessidade de conclusão do processo licitatório”, diz justificativa do requerimento.

Moção: A Câmara Municipal aprovou Moção de Congratulação proposta pelo vereador Adalgiso do Nascimento, o “Ziza” (MDB),  ao médico veterinário penapolense Gustavo de Calasans Marques  pelo sucesso na realização de cirurgia  em pássaro com espécie em extinção. O animal foi resgatado no canal de São Sebastião pelo Instituto Argonauta. Gustavo fez procedimento  de acupuntura com aplicação de fios de ouro ao ser convidado  pelo Centro de Reabilitação  e Despetrolização de Ubatuba.

JÚLIO CÉSAR CAETANO