26 FEV 2021
Proposta defende criação de hemocentro e unidade para hemodiálise

O vereador Altair Reis (Cidadania), repercutiu segunda-feira, dia 22, na sessão da Câmara Municipal, atuação que ele iniciou em defesa da implantação de um hemocentro e unidade para hemodiálise em Penápolis. As primeiras ações relatadas consistem em reunião realizada dia 20  em Araçatuba. O encontro, no Núcleo de Hemoterapia, teve a participação de Altair Reis, acompanhado pelo secretário municipal de saúde de Penápolis, Luiz Washington e pelo secretário de Desenvolvimento e Trabalho, Fábio Ferracini.  O grupo foi recepcionado  pelo diretor da unidade, Gabriel Macedo Cortopassi. O vereador destaca como muito positiva a discussão sobre as possibilidades de parcerias para avanços para Penápolis. “A médio prazo temos chances de conseguir a disponibilização de um ponto fixo de coleta de sangue na cidade, podendo evoluir em etapas futuras para  um hemocentro próprio. Lutamos também por  estrutura para hemodiálise”, afirma Altair Reis. Ele acrescentou que o diretor do Núcleo de Hemoterapia  se colocou à disposição para realização de palestra sobre medula óssea na faculdade de medicina da Funepe.

Altair Reis apurou que  a unidade de Araçatuba foi inaugurada em 21 de agosto de 1998. O serviço fornece hemocomponentes para diversos hospitais e Santas Casas da região, abrangendo  cerca de 43 municípios beneficiados. No ano de 2020  houve a coleta de  12.092 bolsas de sangue através de doações + 43 doações por aférese, num total de  12.135. O núcleo ainda atende  pacientes em esquema de transfusão crônica, realizando, em média, aproximadamente  30 transfusões por mês e pacientes com hemofilia ou outras coagulopatias hereditárias,   fornecendo fator de coagulação vindo do Ministério da Saúde e tratamento de suas complicações hemorrágicas. Na parte de cadastro de medula óssea o número chegou a 1244 no ano passado.

ALTAIR DOS SANTOS REIS