04 MAR 2021
Câmara concede título de Cidadã Penapolense para Cora Coralina

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade segunda-feira, dia 1º, pos mortem, o título de Cidadã Penapolense  à poetisa Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, a Cora Coralina. A concessão da homenagem foi proposta através de projeto de resolução apresentado pela vereadora Professora Jandineia (PT). “A homenagem que estamos  prestando é um reconhecimento histórico a Cora Coralina pela literatura brasileira, cultura e história do Brasil. Penápolis faz parte desse cenário”, disse Professora Jandineia durante defesa da propositura. Cora Coralina morou em Penápolis entre 1936 e 1941. Entre outras atividades, produziu e vendeu linguiça caseira e banha de porco e contribuiu  no processo inicial de arborização da área urbana, mudando-se em seguida para Andradina. Jandineia destacou que o nome de Penápolis sempre é associado à vida de Cora Coralina. “O filme  Todas as Vidas, do cineasta  Renato Barbieri, de alcance nacional e internacional, retrata a vida de Cora Coralina, citando  como muito importante a passagem  da escritora por Penápolis. No filme, entre os entrevistados, podemos citar  o ex-vereador e ex-prefeito João Luís dos Santos, professor de Literatura Brasileira  que escreveu poema  em homenagem à escritora”, diz parte da justificativa do projeto com agradecimento também à penapolense Drª Alda Maria Francisco Alves pela contribuição na elaboração do projeto em homenagem a Cora Coralina.

Cora Coralina nasceu dia 20 de agosto  de 1889  na cidade de Goiás (GO). Recebeu o título de Doutor Honoris Casa da Universidade Federal de Goiás. Foi eleita intelectual  do ano e contemplada com o prêmio Juca Pato  da União Brasileira dos Escritores  em 1983. Faleceu aos 95 anos   em 10 de abril de 1985 em Goiânia.