11 MAR 2021
Encaminhado pedido para reabertura do Hospital de Campanha

A Câmara Municipal  formalizou nessa quarta-feira, dia 10, pedido do vereador Edson Bilche Girotto, o “Batata” (PSDB) ao Executivo para a urgente reabertura  do Hospital de Campanha  ou implantação  de ala específica  com mais 10 leitos  de UTI para pacientes  com Covid-19 na Santa Casa de Penápolis. A medida ocorre diante da falta de vagas no setor, provocada pelo aumento da gravidade da pandemia. “Existe fila de pacientes, em estado crítico, com espera por transferência da enfermaria para a UTI.  O não atendimento rápido aumenta muito os riscos de novos óbitos”, relata Batata. Segundo ele, o aproveitamento da estrutura física pronta do Hospital de Campanha desativado no dia 5 de fevereiro pode tornar mais rápida  a viabilização de novos leitos de UTI. “Na Santa Casa a demora seria maior em função da necessidade de adaptações”, diz parte da justificativa do requerimento.

Remédio: O vereador Batata também elaborou ofício à administração municipal na busca de informações sobre a falta do medicamento ceftriaxona, utilizado  no tratamento da Covid-19,  nas unidades básicas de saúde. Pelo documento ele questiona desde quando acontece o problema, motivos da sua causa  e previsão de solução.  Com a indisponibilidade do remédio  nos postos de saúde, os pacientes têm procurado  atendimento com o mesmo no Pronto Socorro Municipal, o que causa aumento da sobrecarga na unidade de urgência e emergência.

CAT: A vereadora Professora Jandineia (PT),  apresentou requerimento em defesa da reativação  do Centro de Aprendizagem  e Treinamentos (CAT) de Penápolis. A petista afirma que no período de crescimento do desemprego por causa da pandemia, o atendimento  se torna ainda mais importante para promover qualificações.

EDSON BILCHE GIROTTO