10 AGO 2021
Câmara encaminha anteprojeto para fortalecimento da causa animal

A Câmara Municipal de Penápolis formalizou ao Executivo a entrega de anteprojeto de lei municipal com diversas ações pelo fortalecimento da causa animal na cidade. A proposta tem embasamento no modelo de legislação efetivada pelo município de Votuporanga, incluindo a criação do Conselho Municipal de Proteção e fundo municipal para o mesmo setor.  Com o objetivo de aprofundar o  conhecimento sobre o anteprojeto, a Câmara Municipal promoveu na sexta-feira, dia 6,  encontro com a participação do vereador Chandelly, liderança da causa animal em Votuporanga. O evento contou com dezenas de participantes e a entrega da proposta a representantes da administração municipal. Na sessão da Câmara Municipal na segunda-feira, dia 9, houve repercussão do anteprojeto e manifestos de apoio para reivindicações de colaboração da prefeitura em demandas apontadas pela Associação de Proteção dos Animais de Penápolis (Apap), como castração.  O vereador Altair Reis (Cidadania) reforçou que a causa animal também deve ter tratada como saúde pública e enalteceu o avanço que o atendimento pelo Executivo ao anteprojeto pode representar. O vereador Dr. Rodolfo (PSD) reiterou apoio para a criação de lei municipal pela  causa animal e para reivindicação da APAP para participação da prefeitura em cuidados para os animais, o que também ocorreu em discurso do vereador Ivan Sammarco (DEM). O vereador  Paulinho do Esporte (DEM)  acrescentou necessidade de aumento de cuidados do poder público com animais de grande porte. O vereador Nelson Kbção (Cidadania) ressaltou a importância da realização de censo animal e controle por microchip.  A vereadora Professora Jandinéia (PT) afirmou que o cuidado com os animais é de responsabilidade do poder público e enalteceu a atuação de voluntários no setor. A presidente da Câmara Municipal, Letícia Sader (MDB), a qual requereu audiência pública  sobre políticas públicas  para os animais, considerou que o município tem carência no setor e que o Legislativo segue atuando para melhorias. Entre diversos questionamentos em requerimento ao Executivo, o vereador Professor Bruno (PSD) buscou informações sobre quantidade de animais castrados e gastos mensais com ração e medicamentos para animais.