Câmara pede prestação de contas de gastos com Covid-19

14/05/2020 às 00:01:00

A Câmara Municipal aprovou segunda-feira, dia 11, requerimento de autoria da vereadora Ester Sezalpino Mioto (PSD),  na busca de informações sobre os gastos da prefeitura de Penápolis com o novo coranavírus. Entre as despesas questionadas estão testes rápidos, aluguel de respiradores e aquisição de camas  para o Centro de Referência da Covid-19. "A população nos pergunta sobre os gastos e eu quero dar  resposta. Nós como representantes do povo precisamos ter as informações e dar respostas", disse Ester na tribuna do Legislativo.

O vereador Francisco José Mendes, o Tiquinho (PSDB), considerou como muito importante  a fiscalização com os gastos do poder público. "Deve haver um acompanhamento não só do Legislativo, como da Promotoria e dos órgãos fiscalizadores do Estado de São Paulo e pela Contraladoria-Geral da União por envolver dinheiro repassado pelo governo federal", disse o tucano numa referência aos recursos para o novo coronavírus.

O vereador Rubinho Bertolini (Republicanos), defendeu  a disponibilização dos gastos com a Covid-19 através de um site específico pela prefeitura. "É necessário dizer quanto está gastando com cada contrato, empenho, numa forma de transparência". O pedido para promoção das informações por meios eletrônicos foi reforçado pelo vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o "Dr. Rodolfo" (PSD). "Nós queremos saber sobre todos os gastos, principalmente na montagem do hospital de Centro de Referência".

O vereador Júlio Caetano (PSD),  disse que a Câmara Municipal cumpre seu papel ao fiscalizar os gastos da administração municipal. "Vamos continuar acompanhando e fiscalizando de perto".

 O vereador Pr. Bruno Marco (PSD),  reiterou a importância da prestação de contas dos gastos de recursos públicos. "É fundamental a informação de onde e como o dinheiro está sendo gasto".

 O vereador Roberto Delfino (MDB),  elogiou os cuidados do controle de gastos pela prefeitura. "Existe muita responsabilidade por pessoas bastante sérias". O vereador Carlão da Educação (Cidadania),  também falou em apoio ao requerimento sobre os gastos  da prefeitura com o novo coronavírus.