07 DEZ 2021
Câmara Municipal volta a debater coleta de lixo com container

O sistema de coleta  em que o morador, em vez de fazer o descarte na frente do seu imóvel, leva o lixo até um container nas proximidades do mesmo, voltou a ser discutido segunda-feira, dia 6,  na sessão da Câmara Municipal de Penápolis a partir de mais reclamações da população. Entre os problemas apontados estão mau cheiro e surgimento de diversas larvas no dispositivo implantado nos bairros Marco Guerreiro, Benone e Gimenes. O vereador Ivan Sammarco (DEM) falou que  poder público tem que ouvir a população e se o serviço não tem bom funcionamento  deve ser revisto. O vereador Paulinho do Esporte (DEM) considerou que a coleta por container não apresenta boa qualidade e ao ser reprovada pela comunidade, é necessário  ocorrer a volta do sistema de recolhimento na frente das casas. O vereador Nelson Kbção (Cidadania) discursou por adiamento da alternativa de coleta, para qual segundo ele faltaram planejamento, informação e treinamento. O vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o Dr. Rodolfo (PSD) apresentou requerimento com convite ao presidente do Daep, Carlos Alberto  Bachiega para explanações sobre o assunto na  próxima sessão da Câmara Municipal, dia 13. Numa proposta de  melhor atendimento, ele defendeu que no recolhimento dos containers seja feita troca do dispositivo  sujo por outro higienizado. A presidente da Câmara Municipal, Letícia Sader (MDB) repercutiu dificuldades para utilização dos containers, especialmente pelas pessoas com  deficiência física. A vereadora Professora Jandinéia (PT) citou incômodos gerados pela estrutura para o descarte de lixo  e que ela não gostaria de tê-la na frente de sua casa, o que foi reforçado pelo vereador Professor Bruno (PSD) e Dona Vilma ( Republicanos). O vereador Altair Reis (Cidadania) acrescentou que são grandes as reclamações de quem tem o container perto da onde mora e que ele não vê possibilidade de avanço do sistema. O vereador Batata (PSDB) relatou descarte impróprio de animais mortos por munícipes apesar de eficiente serviço do Daep no setor.