22 MAR 2022
Câmara aprova projeto de empréstimo de até R$ 10 milhões

A Câmara Municipal de Penápolis aprovou segunda-feira, dia 21, projetos do Executivo com autorização para o município fazer empréstimo de até R$ 10 milhões através da agência DESENVOLVE SP com pagamento pelo Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daep). Todos vereadores e vereadoras  manifestaram apoio para os investimentos dispostos em obras de desassoreamento da estação de tratamento de esgoto e perfuração de um poço profundo com 1.100 metros para captação de água  junto ao  Aquífero Guarani, mas houve divergência sobre  a opção escolhida para os recursos.  O vereador  Altair Reis (Cidadania) citou levantamento feito pelo vereador Paulinho do Esporte (DEM) de que em seis anos a administração municipal pagaria mais de R$ 3 milhões de juros. “Somos favoráveis às obras, no entanto questionamos a forma para o custeio por empréstimo, sendo que o Daep fechou o ano passado com  quase R$ 7 milhões em caixa e a prefeitura com R$ 21 milhões”, disse Altair.  O vereador Paulinho do Esporte acrescentou que mesmo com diversos novos investimentos, o Daep ainda deve dispor  de R$ 3 milhões. “O que está em jogo é a necessidade ou não do Daep fazer esse financiamento”, considerou o democrata. A presidente da Câmara Municipal, Letícia Sader (MDB), afirmou que os recursos para o desassoreamento da estação de tratamento de esgoto poderiam ser tentados pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). O vereador José Antonio Ferres Chacon, o “
Cabeça” (MDB) relatou que ele defende desde 2017 a viabilização de mais alternativas de captação de água para abastecimento da cidade. “Nossa capacidade de atendimento com água está reduzida, se tivermos um imprevisto na captação, a reserva é suficiente apenas para um dia”. O vereador Júlio Caetano (PSD) alertou sobre a queda do volume de captação nos últimos anos de 900 litros por segundo para menos de 500 litros. “Devemos pensar não só no presente, mas nas gerações futuras”, considerou o pessedista.  O vereador Batata (PSDB) lembrou que ele adquiriu a área para perfuração de poço profundo na sua gestão como presidente do Daep. O vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o “Dr. Rodolfo” (PSD) considerou que os recursos obtidos pelo município são subsidiados pelo governo de São Paulo e ajudarão a combater problemas urgentes com o desassoreamento e aumento da captação de água. Favoráveis ao projeto do empréstimo votaram os vereadores Professor Bruno (PSD), Batata, Ditinho (Podemos), Ivan Sammarco (DEM), Professora Jandinéia (PT), Cabeça do Coletivo, Júlio Caetano, Nelson Kbção (Cidadania), Dr. Rodolfo e Dona Vilma ( Republicanos). Contrários votaram os vereadores Altair Reis e Paulinho do Esporte.

JOSÉ ANTONIO FERRES CHACON