31 MAR 2022
Câmara destaca Dia Mundial de Conscientização do Autismo

A cidade de Penápolis terá neste sábado, dia 2, realização de carreata do Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O evento, cujo início será às 8h30 com saída da frente da prefeitura,  foi destacado segunda-feira, dia 28, na sessão da Câmara Municipal. A presidente do Legislativo, Letícia Sader (MDB) repercutiu a importância da luta pelos direitos e inclusão dos autistas. Ela lembrou que no ano passado a Câmara Municipal aprovou por unanimidade projeto de lei de autoria do vereador Júlio Caetano (PSD)  em prol de atendimentos à categoria. O vereador Professor Bruno (PSD) reiterou manifesto para respeito aos autistas. O vereador Júlio Caetano informou que a carreata do Dia Mundial de Conscientização do Autismo terá apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. “Todos estão convidados para participar”. A finalização do percurso do movimento ocorrerá no Parque Maria Chica. Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo teve instituição pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de levar conhecimento à população sobre o transtorno e a importância do diagnóstico precoce e tratamento. O transtorno do espectro autista (TEA) é uma condição que afeta o desenvolvimento neurológico, caracteriza-se pela dificuldade de relacionamento social e comportamentos e interesses restritivos ou repetitivos. Em crianças menores, as características podem variar entre a falta de contato visual com a mãe durante a amamentação, não atender quando chamado pelo nome, ou não imitar gestos, além de estereotipias como flapping (balançar as mãos) e rocking (balançar o tronco). O diagnóstico do TEA deve ser feito clinicamente. Pode ser realizado por médicos neuropediatras e psiquiatras infantis. Psicólogos e fonoaudiólogos também podem identificar o transtorno.  Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico e iniciado o tratamento, melhores serão a qualidade de vida e a autonomia da pessoa.