28 JUN 2022
Câmara aprova atualização da cesta básica dos servidores

A Câmara Municipal de Penápolis aprovou segunda-feira, dia 27, por 11 votos a  1,  projeto do Executivo com atualização de medidas de itens da cesta básica dos servidores municipais. A propositura, a qual  já tinha tido a votação adiada por duas vezes em tentativas do Legislativo de evitar perdas à categoria, foi marcada com cobranças à administração municipal. A principal preocupação consistiu na diminuição de pesos e tamanhos de alguns itens da cesta básica provocada por novos formatos de indústrias. Para compensar perdas, a Câmara Municipal defendeu a inclusão de outros  alimentos, o que não teve atendimento pelo Executivo. O vereador Nelson Kbção (Cidadania)  considerou que as reduções na cesta básica dos servidores municipais desvalorizam a categoria. O vereador Paulinho do Esporte (DEM) disse que os gastos da administração municipal de Penápolis com o funcionalismo registram apenas  41% da receita do município, o que possibilita grande margem para mais atendimento ao setor, inclusive de reajuste salarial, mesmo a partir de novas contratações. O vereador Isanoel Ditinho (Podemos)  manifestou voto contrário ao projeto do Executivo como forma de protesto às perdas aos servidores municipais.  O vereador Batata (PSDB)  sugeriu estudos para definição da cesta básica em discussão com critério de peso, o que ajudaria a evitar novas diminuições. A vereadora Dona Vilma (Republicanos)  falou pela aprovação do projeto do Executivo. O vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o “Dr. Rodolfo” (PSD) apontou vantagens para o servidor municipal no recebimento de cesta básica, como custo menor do que fosse comprar direto em estabelecimento comercial e que a prefeitura já terá aumento de custos para voltar a fornecer os alimentos em substituição ao dinheiro em cartão ao funcionário que preferi-la. A vereadora Professora Jandinéia (PT) lembrou compromisso do prefeito Caíque Rossi há cerca de 6 meses de voltar a discutir reajuste salarial para os servidores municipais ainda neste ano. O vereador Altair Reis (Cidadania) considerou que com aprovação ou rejeição do projeto da cesta na forma encaminhada pelo  Executivo os servidores municipais perdem e que o município teria condições atender com a inclusão de itens defendidos pela Câmara Municipal.  O vereador Cabeça do Coletivo (MDB) defendeu união dos funcionários municipais, em especial para novas discussões, como da reforma administrativa. O vereador Júlio Caetano (PSD) falou que projetos em benefício dos servidores municipais sempre terão apoio da Câmara Municipal.

VILMA APARECIDA DE ALMEIDA