02 AGO 2022
Câmara reitera pedido contra animais de grande porte soltos

A Câmara Municipal de Penápolis teve em sua sessão segunda-feira, dia 1º, novas defesas para a efetivação de medidas  de combate a casos de animais de grande porte soltos em locais públicos na cidade. A repercussão ocorreu a partir de requerimento de autoria do vereador Nelson Kbção (Cidadania) por ações em prol da região da Estrada Armando Viana Egreja, de ligação entre Penápolis e Avanhandava. O propositor alertou sobre diversos acidentes de trânsito provocados por animais de grande porte soltos e pediu que a administração municipal mantenha contato com proprietários e responsáveis por áreas rurais no local  para mais cuidados preventivos. O vereador Professor Bruno (PSD) discursou pela responsabilização dos donos de animais indevidamente soltos. O vereador Altair Reis (Cidadania) citou que os avanços nas apreensões passam pela instituição de lei municipal        e conclusão de piquetes, o que segundo o vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o “Dr. Rodolfo (PSD) estão bem encaminhadas.  A vereadora Dona Vilma (Republicanos) também  defendeu responsabilização  aos proprietários de animais de grande porte soltos em espaços públicos. A presidente da Câmara Municipal, Letícia Sader (MDB) destacou a importância de controle no setor por microchipagem. A vereadora Professora Jandinéia (PT) citou que ela encontrou animais de grande porte na Rua Dr. Ramalho Franco, nas  imediações da linha férrea  e cobrou urgência para cuidados. O vereador Júlio Caetano (PSD) relatou vítimas fatais por causa de animais de grande porte soltos e considerou que atualmente até o setor de fiscalização da administração municipal tem dificuldades para procedimentos nos casos de infrações no setor. O vereador Isanoel Ditinho (Podemos) disse que em breve deverá haver novidade de discussão sobre animais de tração no perímetro urbano.

NELSON SANTANA DA ROCHA