18 OUT 2022
Professora Rita e educadora Neuza são homenageadas com título
Foto Noticia Principal Grande
Ao centro, professora Rita Ester dos Santos Vieira e educadora Neuza Batista Moreira, homenageadas em solenidade na Câmara Municipal

Em solenidade promovida sexta-feira, dia 14, pela Câmara Municipal de Penápolis, Rita Ester dos Santos Vieira recebeu o título de “Professor do Ano” e Neuza Batista Moreira, o título de “Educador do Ano” em 2022.  O evento foi conduzido pelo vice-presidente do Legislativo, Nelson Kbção (Cidadania) e contou com a participação especial do coral da Escola Estadual Luís Crisóstomo de Oliveira. A escolha para as homenagens ocorreu pelo Conselho Municipal de Educação a partir de escolha entre indicações feitas por unidades de ensino da cidade. Rita Ester dos Santos Vieira, recebeu o título através do diretor da Escola Estadual Augusto Pereira de Moraes, César Paes e da vereadora Professora Jandinéia (PT). A educadora Neuza Batista Moreira recebeu a honraria pela diretora do CEIM  Santa Terezinha, Silvana Francesquini, vereador Professor Bruno (PSD) e prefeito Caíque Rossi.

Vida: Filha de Josefa dos Santos Vieira, Rita Ester dos Santos Vieira nasceu dia 1º de julho de 1968 em Peruíbe. De família de oito irmãos, ficou órfã quando tinha 11 anos de vida, sendo encaminhada para um colégio interno em São Paulo, onde aos 14 anos já trabalhava cuidando de crianças. Também aos 14 anos passou a morar com sua irmã Maria, em sua cidade natal. Aos 18 anos mudou-se para a capital paulista e trabalhou na área da educação, morando no Colégio Sagrada Família. Cursou Pedagogia pela Universidade São Marcos, no Ipiranga, com conclusão em 31 de dezembro de 1993. Em 17 de março de 1994 iniciou no serviço público estadual  no Colégio General José Artigas, em Diadema. Em 1994,  casou-se com José Oliveira Gonzales e tiveram três filhos: Thomas Guilherme, nascido em 1996, Arthur Aurélio, nascido em 1997 e Vithor Augusto, nascido em 1999.  Após alguns anos do adoecimento de seu marido, ao qual ela também se dedicou de forma especial,  Rita ficou viúva em 2006. Neste mesmo ano começou a trabalhar na Escola Augusto Pereira de Moraes em Penápolis. Em 2015, teve mudança no seu trabalho, de orientação de estudo para matemática através da diretora Jandinéia, o que a tornou ainda mais motivada. Atualmente, ministrando aulas para alunos do quinto ano,  trabalha com 8 matérias.

Educadora: Neuza Batista Moreira nasceu dia 13 de fevereiro de 1967 em Penápolis. Com poucos dias de vida ficou órfã da sua mãe Leda, sendo encaminhada com sua irmã   Elza para a Casa Anjo da Guarda. Foi adotada por Deolinda Pereira Barbosa e Vicente Moreira Barbosa. Ainda criança   já manifestava interesse de cuidar e projetava trabalhar na área da educação. Neuza, que cursou contabilidade na Oceu e fez o magistério, dedicou-se  muito para sua mãe adoecida. Ingressou para trabalhar no cuidado com crianças pela  Secretaria Municipal de Educação de Penápolis em 05 de julho de 1995, iniciando trabalho na creche do bairro Santa Terezinha, onde soma 27 anos de história de trabalho. Atualmente dedica-se ao berçário 2, com  faixa etária de 1 ano a dois anos e meio.