18 OUT 2022
Vereador questiona redução do orçamento para o Ribeirão Lajeado

A Câmara Municipal de Penápolis registrou em sua sessão segunda-feira, dia 17, questionamento do vereador Paulinho do Esporte (União Brasil) sobre a redução de 19% no orçamento do Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado para o próximo ano. Ele relatou a diminuição de    R$ 570 mil, em  2022, para R$ 460 mil em 2023. Paulinho do Esporte considerou que a medida deveria ser ao contrário, com aumento  investimentos,   se configura em momento em que foi vivenciada a necessidade de mais cuidados com o Ribeirão Lajeado, atualmente única fonte de abastecimento de água da cidade e que ficou afetado por várias horas com a queda de um caminhão carregado com soda cáustica no mês passado. O vereador disse que o Ribeirão Lajeado tem percurso em 38 quilômetros, sendo 5% deles em Alto Alegre, 15% em Barbosa e 80% em Penápolis. “São muitas as demandas para a proteção e preservação  do Ribeirão Lajeado, como plantio de árvores, curvas de nível e cuidados com as áreas de preservação permanente”. Segundo Paulinho do Esporte é descabida a justificativa do Daep de que a redução do orçamento do Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado ocorreu por causa de superávit. “O que já era pouco ficou ainda menor. Qual é o real interesse da administração municpal em cuidar do Ribeirão Lajeado?”, questiona  o vereador.

Saúde: O vereador Altair Reis (Cidadania) requereu à administração municipal, informações  sobre a falta de guias nas unidades básicas de saúde. Ele questiona os motivos do problema, principalmente para os casos de fisioterapia e qual é a disponibilidade de atendimento mensal no setor.