11 ABR 2023
Câmara aprova audiência para discussão da segurança nas escolas

A Câmara Municipal aprovou em sua sessão segunda-feira, dia 10, requerimento formalizado pelo vereador Júlio Caetano (PSD) para a realização de uma audiência pública para discussão e apresentação de propostas em prol da segurança nas escolas em Penápolis. A medida foi motivada pelo aumento de preocupação no setor a partir de recentes ataques com vítimas fatais em pelo menos duas cidades no país. Júlio Caetano discursou em defesa de uma grande mobilização com envolvimento da sociedade pela viabilização de avanços. “Queremos a participação de autoridades, de representantes de vários segmentos e da população  geral”. A audiência pública deverá ter agendamento para breve. Júlio Caetano também requereu estudos  à administração municipal e à Diretoria Regional de Ensino para a possibilidade de implantação de equipamentos de detectores de metal  em todas as unidades de ensino,  e planeja a apresentação de projeto com instituição de programas anuais de orientação de segurança para professores e funcionários das mesmas.

O vereador Paulinho do Esporte (União Brasil) defendeu a ampliação do programa atividade delegada ( convênio entre municípios e a Secretaria de Segurança Pública, órgão do Governo do Estado, que permite aos policiais militares desempenharem suas funções nos dias de folgas, férias e licença, sendo remunerados pela prefeitura),   como ação rápida para  aumentar a segurança nas escolas. “Policiais participantes da atividade delegada poderiam fazer de forma intensa a ronda por todas as escolas”, considerou Paulinho do Esporte. O vereador Dr. Rodolfo (PSD) informou que manteve contato com o comando da Polícia Militar em Penápolis e que as rondas nas escolas serão intensificadas. O pessedista falou da possibilidade de remanejamento provisório de vigias da administração municipal para unidades de ensino e que o Executivo tem feito investimentos em câmeras de segurança para o setor. A vereadora Letícia Sader (MDB) disse que os atos de violência de grande repercussão há poucos dias mostrou a fragilidade no ambiente de aprendizagem. Ela adiantou que encaminhará ao Executivo propostas para melhorar a segurança.

JÚLIO CÉSAR CAETANO