20 ABR 2023
Audiência pública aprova propostas para segurança em escolas
Foto Noticia Principal Grande
Audiência pública, conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, Ivan Sammarco, foi requerida pelo vereador Júlio Caetano (tribuna)
Diversas  propostas foram apresentadas e aprovadas em audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Penápolis na quarta-feira, dia 19, sobre segurança nas unidades de ensino na cidade. O encontro, requerido pelo vereador Júlio Caetano (PSD) e conduzido pelo presidente do Legislativo, Ivan Sammarco (União Brasil), teve a participação  de vereadores, do comandante da 2ª Companhia Militar de Penápolis, capitão Bachiega, do secretário de  Planejamento, Coordenação e Zeladoria de Trânsito e Mobilidade Urbana, coronel da reserva Daniel Rodrigueiro e de pais e de profissionais da Educação. Após várias explanações, a audiência pública aprovou propostas para um funcionário do sexo masculino para realizar ronda em cada unidade escolar municipal e estadual, segurança fixa com porte de arma na porta de entrada de cada unidade escolar, instalação de sirene de emergência e botão de pânico, detector de metal, circuito de câmeras de monitoramento e construção e elevação dos muros em todas as unidades de ensino; contratação de segurança por meio de contratação direta, de empresa terceirizada, até o limite R$ 56.000,00, permitido pela Lei de Licitações, por um período de 30 dias, para as creches e unidades escolares, complementando   com hora delegada, de maneira emergencial, até que seja realizada licitação para a contratação de segurança contínuo; criação do cargo de agente de organização escolar no município com as mesmas funções do cargo existente no Estado, contratação de equipe de segurança especializada,  aumento da contratação de psicólogo e professor mediador para as escolas municipais e estaduais e contratação de agente de organização escolar paras creches, para acolhimento das crianças;  direcionamento  dos vigias da administração municipal  para os portões das unidades de ensino e creches da cidade e capacitação deles  com cursos de segurança,  até que outras medidas de contratação de segurança sejam adotadas; estudos para  disponibilização  do ensino remoto nas unidades de ensino do município, revisão para restabelecimento  dos horários tradicionais  de entrada e saída das escolas e proibição de que munícipes tenham posse das chaves das escolas para utilização das quadras nos finais de semana e trocha das  fechaduras das mesmas. Todas as propostas terão encaminhamento ao Executivo.
JÚLIO CÉSAR CAETANO