24 ABR 2023
Investigador Joaquim da Delegacia recebe Medalha Tiradentes
Foto Noticia Principal Grande
Investigador da polícia civil, Joaquim da Delegacia, contemplado com a Medalha Tiradentes num reconhecimento ao seu expressivo trabalho

Num reconhecimento ao seu expressivo trabalho de mais de 30 anos em prol da segurança pública, o investigador da polícia civil e ex-vereador Joaquim Soares da Silva, o Joaquim da Delegacia, recebeu quinta-feira, dia 20, a Medalha Tiradentes em solenidade promovida pela Câmara Municipal de Penápolis. A entrega ocorreu através do vereador Paulinho do Esporte, do diretor Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter 10) de Araçatuba, Mauro Gabriel, do presidente do Conseg, Antonio Carlos Menchon Felcar e do delegado do 1º Distrito Policial, Thales Eduardo Anhensini.  A solenidade, presidida pela 1ª secretária da mesa diretora da Câmara Municipal, vereadora Professora Jandinéia (PT), entre outras participações, contou com o prefeito Caíque Rossi, subtenente Rutilho, chefe de instrução do TG 02 027 e o comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar, capitão Fernando da Cunha Bachiega. A cantora Roberta Figueiredo fez apresentação musical.

Vida: Filho de Pedro Soares da Silva e de Nazaré Constantino Vieira Soares, Joaquim  Soares da Silva, nasceu dia 12 de março de 1963 na zona rural de Luiziânia. Com descendência de nordestinos (Alagoas) , é o   terceiro numa família de 8 irmãos:  Maria, José, Joaquim, Josefa, Josefina, Aparecida, Francisco e Isabel. Entre seus 3 e 4 anos de vida, seguiu em mudança de Luiziânia para sítio da família Moreira em Penápolis. Realizou os primeiros trabalhos na colheita de algodão  quando tinha por volta de 11 anos de idade e já morava na zona urbana. Com 12 anos  ingressou na polícia mirim, tendo como chefe o senhor José de Oliveira. Entre 15 e 16 anos,   despertou grande interesse pelo carnaval a partir de momentos em que passava férias na casa de familiares na Usina Campestre. Em 1982 serviu ao Tiro de Guerra e   em 1985  formou-se  pelo curso de Ciências da Funepe. Depois também formou-se em  Matemática, em curso de técnico em enfermagem e foi   professor substituto.  Em 18 de janeiro  de 1988, após 8 anos de namoro, casou-se com Neli Tomaz.  Em 1990 quando trabalhava no Banco Itaú durante o dia e como agente de saúde no  Pronto Socorro Municipal, decide tornar-se policial civil e presta concursos para as funções de escrivão e investigador. Em 1991 Joaquim iniciou  estágio probatório de dois anos, tendo como primeira unidade o então 2º Distrito Policial em Penápolis, sob a chefia do delegado Vilson Disposti. Por vários anos conciliou trabalho de investigador da polícia civil com o de decorador de festas. Durante  oito anos seguidos foi vereador na Câmara Municipal de Penápolis, através dos mandatos entre 2009 e 2012, e 2013 a 2016, períodos em que apresentou importantes projetos e propostas, incluindo a instituição da criação da Medalha Tiradentes para reconhecimento e valorização dos policiais. Joaquim e Neli tem duas filhas: Mirela nascida em 1993  e Melissa, nascida em 1997. Com 33 anos de dedicação à segurança pública na função de investigador da polícia civil,  soma expressivo  trabalho em inúmeros casos para o esclarecimento de crimes, com contribuição para Justiça e recuperação de produtos furtados ou roubados.