26 ABR 2023
Requerimento questiona ações para substituição de auxiliar

A Câmara Municipal de Penápolis aprovou em sua sessão segunda-feira, dia 24, requerimento de autoria da vereadora Dona Vilma (Republicanos)  em defesa de medidas da administração municipal para que seja disponibilizado substituto em casos de ausência de auxiliares de serviços gerais nas unidades escolares da rede municipal de ensino. A autora do documento relata que quando faltam funcionários  no setor, principalmente em estruturas formadas de forma conjunta  por pré-escola  e escola infantil (EMEI e CEIM), a sobrecarga de serviço se torna muito acentuada com o acúmulo de serviço de duas servidoras para apenas uma. “Entendemos que  é fundamental ter um sistema para substituição do auxiliar serviços gerais na sua falta por causa de  abonada ou outro motivo, pelo menos por meio período”, considera Dona Vilma.

Segurança: A vereadora Professora Jandinéia (PT) requereu informações à administração municipal sobre o que tem sido feito para fortalecimento  de vínculos  na comunidade escolar  para evitar ações e ataques  em unidades do município. Ela questiona se existe plano de acolhimento  com  inclusão de  estudantes, pais, responsáveis e funcionários,  e aplicação de disciplinas de humanidades. No mesmo requerimento, Jandinéia busca informações se  a implementação de medidas de segurança , como instalação de catracas e detectores  de metal têm sido discutidas  pelos gestores da educação municipal e se é possível  implantar  ou fortalecer os grêmios  estudantis, associações de pais e os conselhos escolares como meios de mobilização.

Os vereadores Professor Bruno (PSD)  e Paulinho do Esporte (União Brasil) requereram informações das ações pela Secretaria Municipal de Educação para a segurança preventiva nas escolas municipais.

Cesta: O vereador Júlio Caetano (PSD) requereu  informações sobre a inspeção da qualidade do arroz e feijão da cesta básica fornecida aos servidores municipais. A preocupação ocorre diante de reclamações para os dois itens.

VILMA APARECIDA DE ALMEIDA