24 ABR 2018
Câmara Municipal levanta informações sobre escolas estaduais

A Diretoria de Ensino de Penápolis  alcançou destacada queda em índices de abandono dos estudos por alunos. Em 2011,  com  8.848 matrículas, houve desistência por  921. Já em 2017, o total de abandono foi de 60, de 7.519 matrículas.   O êxito  foi destacado segunda-feira, dia 23,  na sessão da Câmara Municipal com a presença do dirigente regional de Ensino, Lucinei Aparecido Euzébio e da diretora técnica do CIE, Maria Rosângela Garcia de Mello. A participação no Legislativo atendeu convite da vereadora Ester Sezalpino Mioto (PSD). O dirigente regional de Ensino também enalteceu o aumento dos índices de educação por 4 anos consecutivos. Em discurso na tribuna, Ester cumprimentou pelos avanços no setor e pediu apoio dos pais para que os filhos não deixem os estudos. Ela relatou dados de que no Brasil, 27% da faixa etária entre 18 e 35 anos, estão sem profissão e  desempregados. "Cabe à família cuidar para que nossos filhos valorizem o professor e não permitir o abandono da escola", considerou a vereadora. O vereador Roberto Delfino (MDB),  defendeu a utilização de escolas estaduais para cursos profissionalizantes.  Lucinei informou que existe proposta encaminhada na Secretaria Estadual de Educação para parceria de qualificação através do Centro Paula Souza junto com a administração municipal. Os cursos profissionalizantes atenderiam alunos dos 2º e 3º anos do ensino médio. Entre outras manifestações, o vereador Nardão Sacomani (DEM), uma das principais lideranças que atuou pela reabertura da Diretoria de Ensino em Penápolis na época do então governador Cláudio Lembo, disse os resultados da unidade reafirmam a importância da luta.