Youtube Transmissão

02/07/2018 às 09:03:00
Deputado Roque Barbiere recebe título de Cidadão Penapolense

Com aproximadamente 30 anos de exercício de mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o deputado estadual Roque  Barbiere, o Roquinho, foi contemplado sexta-feira, dia 29, com o título de Cidadão Penapolense.  A honraria foi entregue pelo ex-vereador Mauro Olympio dos Anjos, ex-vereadora Márcia Arriero Marin e vereador Francisco José Mendes, o Tiquinho, em solenidade promovida pela Câmara Municipal. O evento teve grande participação, incluindo vereadores e prefeitos da região. "Manifestamos nosso muito obrigado por todo apoio que o deputado Roquinho tem promovido para Penápolis", disse Mauro Olympio, propositor da homenagem.

Vida: Descendente de italianos, filho de Nicola Barbiere e Thereza Maria Barbiere, Roque Barbiere, o Roquinho,  nasceu  em     Coroados, interior de São Paulo,  em 16  de  agosto  de 1952. Ainda criança,  começou a trabalhar ajudando seu pai em atividades  no sítio da família. Por seis anos  trabalhou com seus irmãos para açougues de seu pai, o que incluía longos percursos a cavalo. Trabalhou em fábrica de calçados e depois no Banco Bradesco. Disputou vários torneios como jogador de futebol de salão e de campo. Aos 24 anos ingressou em imobiliária do advogado Salvador Giampietro, o qual o lançou na política em Birigui como candidato a vereador em 1982. Elegeu-se como o segundo mais votado e exerceu mandato entre 1983 e 1988. Foi eleito  vice-prefeito de Birigui em 1988. Em 1990 elegeu-se deputado estadual. No exercício do cargo na Assembleia Legislativa, tem como marca a continuidade de ações de solidariedade e apoio que ele tinha mesmo antes da vida pública. Em seu 7º mandato consecutivo como deputado estadual, somando 28 anos  na função, tem o município de Penápolis como uma de suas principais prioridades. Possui efetivado para a cidade, grande número de benefícios, especialmente  em prol das áreas social e saúde. Entre as conquistas, contribuiu para as casas do Jardim Pevi e Corpo de  Bombeiros. Foi uma das principais lideranças para a resolução do impasse do terreno para a Bonolat. No mais recente benefício, acréscimo de  R$ 816 mil anuais para o convênio da Santa Casa com o IAMSPE. Em andamento, trabalha pela liberação de R$ 1 milhão para a reforma do prédio da antiga estação ferroviária.