02 JUL 2018
Deputado Roque Barbiere recebe título de Cidadão Penapolense
Deputado Roque Barbiere recebe título de Cidadão Penapolense

Com aproximadamente 30 anos de exercício de mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o deputado estadual Roque  Barbiere, o Roquinho, foi contemplado sexta-feira, dia 29, com o título de Cidadão Penapolense.  A honraria foi entregue pelo ex-vereador Mauro Olympio dos Anjos, ex-vereadora Márcia Arriero Marin e vereador Francisco José Mendes, o Tiquinho, em solenidade promovida pela Câmara Municipal. O evento teve grande participação, incluindo vereadores e prefeitos da região. "Manifestamos nosso muito obrigado por todo apoio que o deputado Roquinho tem promovido para Penápolis", disse Mauro Olympio, propositor da homenagem.

Vida: Descendente de italianos, filho de Nicola Barbiere e Thereza Maria Barbiere, Roque Barbiere, o Roquinho,  nasceu  em     Coroados, interior de São Paulo,  em 16  de  agosto  de 1952. Ainda criança,  começou a trabalhar ajudando seu pai em atividades  no sítio da família. Por seis anos  trabalhou com seus irmãos para açougues de seu pai, o que incluía longos percursos a cavalo. Trabalhou em fábrica de calçados e depois no Banco Bradesco. Disputou vários torneios como jogador de futebol de salão e de campo. Aos 24 anos ingressou em imobiliária do advogado Salvador Giampietro, o qual o lançou na política em Birigui como candidato a vereador em 1982. Elegeu-se como o segundo mais votado e exerceu mandato entre 1983 e 1988. Foi eleito  vice-prefeito de Birigui em 1988. Em 1990 elegeu-se deputado estadual. No exercício do cargo na Assembleia Legislativa, tem como marca a continuidade de ações de solidariedade e apoio que ele tinha mesmo antes da vida pública. Em seu 7º mandato consecutivo como deputado estadual, somando 28 anos  na função, tem o município de Penápolis como uma de suas principais prioridades. Possui efetivado para a cidade, grande número de benefícios, especialmente  em prol das áreas social e saúde. Entre as conquistas, contribuiu para as casas do Jardim Pevi e Corpo de  Bombeiros. Foi uma das principais lideranças para a resolução do impasse do terreno para a Bonolat. No mais recente benefício, acréscimo de  R$ 816 mil anuais para o convênio da Santa Casa com o IAMSPE. Em andamento, trabalha pela liberação de R$ 1 milhão para a reforma do prédio da antiga estação ferroviária.

Francisco José Mendes