10 OUT 2018
Vereador defende ações para controle de animais de grande porte

A Câmara Municipal de Penápolis  aprovou segunda-feira, dia 8, requerimento do vereador Júlio Caetano (PSD), na defesa de estudos para maior controle de animais de grande porte soltos em áreas públicas na cidade. O documento também sugere a adoção de projeto criado recentemente pelo município de Birigui com o mesmo objetivo local. Trata-se da colocação de microchip nos equinos e bovinos após apreensão deles pela Guarda Municipal. Com o cadastramento, a cobrança de responsabilidades dos proprietários dos animais fica facilitada. Cada microchip vem com dois códigos de barra iguais,  um  para ficha pela  administração da chácara em que ficam os apreendidos e o outro para o controle da Polícia Municipal.  Também em  Birigui, se o animal estiver solto em área pública que não coloque risco à integridade física das pessoas e dele próprio, a infração é leve com multa de R$ 50,00.  No caso de perigos,  o valor sobe para R$ 100 e apreensão em rodovias,  R$ 200,00.

Júlio Caetano considera que em Penápolis a operacionalização do projeto poderia ter efetivação através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Vigilância Epidemiológica, com cessão de veterinário e equipe para cuidados com os animais. "Temos em Penápolis grande quantidade de animais de grande porte que perambulam  soltos pelos quatro cantos e que necessitam de melhor disciplina em vias, praças e outros locais públicos", diz parte da justificativa do requerimento.

A preocupação de Júlio Caetano foi reforçada na tribuna da Câmara Municipal  pelo vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o "Dr. Rodolfo" (PSD). "Várias pessoas já sofreram acidentes por causa de animais soltos em locais públicos, inclusive       com vítima fatal. O município tem feito vista grossa para o problema que representa muito perigo".

JÚLIO CÉSAR CAETANO