Youtube Transmissão

31/10/2018 às 00:01:00
Câmara homenageia merendeira Ervinda Maria Borges Oliveira

A Câmara Municipal de Penápolis realizou  segunda-feira, dia 29, a entrega do  título de "Merendeira do Ano" para Ervinda Maria Borges Oliveira, da Escola Municipal Joana Helena de Castilho Marques. A homenageada recebeu a honraria através do vereador Francisco José Mendes, o Tiquinho (PSDB)  e da secretária municipal de Educação, Cláudia Elisa Oberg Torrezan. A escolha para a honraria ocorreu em  votação entre as merendeiras do quadro da prefeitura.  Na tribuna da Câmara Municipal, Tiquinho, disse que além do trabalho como merendeira, Ervinda possui  grande desempenho como voluntária. "É uma grande guerreira e merece todo nosso reconhecimento".

Vida: Filha de Arlinda Borges Carvalho  e de Arvelino  Parreira da Silva, Ervinda  Maria Borges  Oliveira nasceu dia 23 de setembro de 1957 em Juritis. Começou a trabalhar aos 6 anos  de vida no bairro rural Córrego dos Pintos, em Penápolis. Com a mesma idade, aprendeu a cozinhar. Ao mudar-se para a zona urbana, aos   16 anos , passou a trabalhar como empregada doméstica. Diante de várias dificuldades financeiras de seus pais,  ajudou  a cuidar no sustento de seus irmãos.  Foi varredeira pelo Daep, função que precisou mudar a partir de  problema de saúde, sendo remanejada para o Paço Municipal. Além das atribuições de serviços gerais, trabalhou voluntariamente em diversas ações  promovidas pela administração municipal. Desde 2005  dedica-se  como merendeira na Escola Municipal Joana Helena de Castilho Marques,  somando  14 anos no excelente preparo de alimentos   aos alunos. Colabora  voluntariamente em visitas e trabalhos sociais como vicentina.  Casada com Osmar Belarmindo de Oliveira, Ervinda tem 4 filhos: Solange, Silvano, Fábio e  Raul

A homenagem para as merendeiras teve  instituição pela lei municipal nº  1.916, de 11 de junho de 2013, de iniciativa do então vereador José Santino, o "Zezinho Leiteiro", como forma de valorização à categoria. A primeira contemplada foi Maria Mercedes dos Santos (2013). Nos anos seguintes ganharam Rosana Maria Galindo da Rocha, Joana de Fátima Sena Ramos,   Ana Aguiar Pereira e Diomar Firmina Soares.