Youtube Transmissão

05/12/2018 às 00:01:00
Adiado projeto que restringe despesas com servidores aposentados

A Câmara Municipal de Penápolis  adiou  segunda-feira, dia 3, por uma semana,  a votação de projeto do seu presidente, Rubinho Bertolini (SD), de proibição do envio de  servidores municipais aposentados para congressos e cursos com despesas à administração municipal. O impedimento proposto tem objetivo de promover incentivo de capacitação de funcionários com maior expectativa de tempo de trabalho e buscar  economia em gastos. "Temos que incentivar os novos funcionários. Na polícia militar do Estado de São Paulo, por exemplo, um ano antes do policial se aposentar, ele já é proibido de fazer curso de capacitação pelo poder público", discursou Rubinho Bertolini na tribuna do Legislativo.

O vereador Evandro Tervedo Novaes (DEM), apontou casos de aposentados responsáveis por gerenciamento  na administração municipal, como na Emurpe, o que demanda cuidado para não haver prejuízos nos aperfeiçoamentos a partir da  proibição defendida.

O vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o Dr. Rodolfo (PSD),  também manifestou preocupação para situação  em  que o indicado para eventos de capacitação  seja de situação específica ocupada por aposentado. O pessedebista levantou a possibilidade de emenda ao projeto para evitar conflitos entre cargo, curso e aposentadoria. O vereador Nardão Sacomani (DEM), discursou que existem eventos que não têm necessidade de participação e outros são primordiais.

O vereador Francisco José Mendes, o "Tiquinho" (PSDB), cobrou maior controle de gastos de viagens na esfera pública municipal. "Não dá mais para ver viagens e viagens, do nada para lugar nenhum", criticou o tucano sobre despesas com deslocamentos para fora.

O vereador Júlio Caetano (PSD),  reforçou pedido  por maior  controle de gastos. "Tem muitas coisas que não necessitam de viagens e podem ser conseguidas por outros meios".

A vereadora Ester Sezalpino Mioto (PSD), afirmou que a restrição de viagens ajudará o Executivo a fazer uma boa gestão. O vereador  Adalgiso do Nascimento, o "Ziza" (MDB), considerou que o projeto possa ter que receber alteração para sua flexibilização.