14 DEZ 2018
Câmara aprova restrição de gastos com servidores aposentados

Servidores da administração municipal de Penápolis deverão ser proibidos de gerarem despesas  públicas com participação em congressos, simpósios, seminários, palestras, cursos  e similares fora da cidade.  O impedimento foi aprovado segunda-feira, dia 13, por unanimidade pela Câmara Municipal. O projeto, de autoria do presidente do Legislativo, Rubinho Bertolini (SD), busca economia e promoção da possibilidade de capacitação de funcionários de expectativa de tempo maior de trabalho. "Primeiro ponto do projeto é a economia, seguida de darmos maior abertura de cursos para funcionários não aposentados. Tem servidor que tem interesse, mas não tem oportunidade".

O vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o Dr. Rodolfo (PSD), manifestou preocupação para circunstância em que só o servidor aposentado se enquadra na capacitação a ser feita na administração municipal e apresentou emenda que permitiria a participação com justificativa escrita pelo responsável do órgão  municipal interessado, o que foi rejeitado.

A vereadora  Ester Sezalpino Mioto (PSD),  discursou por maior abertura de capacitação para funcionários não aposentados. "Precisamos reciclar".

O vereador Francisco José  Mendes, o Tiquinho (PSDB), disse que a aprovação do projeto de restrição dos gastos representa exemplo no controle de gastos. O tucano teve aprovada emenda de sua autoria com autorização de servidores aposentados para participação de eventos oficiais  do Tribunal de Contas  do Estado de São Paulo e do Tribunal de Contas da União, diante de justificativa pelo órgão municipal.

Santa Casa: A Câmara Municipal também aprovou projeto do Executivo para repasse extra de R$ 70 mi pela prefeitura  à Santa Casa. Outro projeto, de  destinação  R$ 30 mil para auxiliar a promoção do rodeio em Penápolis teve aprovação, por 10 votos a 2. Favoráveis votaram os vereadores Ziza, Pr.  Bruno Marco, Carlão, Evandro, Ivan, Cabeça, Nardão, Delfino e Dr. Rodolfo. Contrários votaram os vereadores Tiquinho e Júlio.

Ar: Os vereadores também aprovaram projeto de convênio de R$ 100 mil para o município implantar ar condicionado nos Museus Histórico e do  Folclore.

Rubens de Medici Ito Bertolini