21 DEZ 2018
Edison João Geraissate recebe título de Filho Ilustre de Penápolis
Foto Noticia Principal Grande
Edison João Geraissate, acompanhado pela esposa Iraídes, recebeu título de Filho Ilustre de Penápolis através do vereador Ivan Sammarco

Um dos penapolenses com histórias mais notáveis  de  trabalho com resultados muito duradouros, o engenheiro civil   Edison João Geraissate, 90 anos,  prefeito da sua cidade natal  entre 1964 e 1969, recebeu quinta-feira, dia 20, o título de Filho Ilustre de Penápolis. A entrega ocorreu na casa dele, através do vereador Ivan Sammarco (PPS), autor de projeto para a concessão da honraria, com a participação do presidente  da Câmara Municipal, Rubinho Bertolini (SD), familiares e amigos. "Tenho profunda admiração e enorme respeito ao Dr. Edison Geraissate. É  praticamente imensurável tudo o que Penápolis desfruta por iniciativas dele. Entre tantos benefícios, podemos citar a criação da Funepe a qual  já possibilitou o encaminhamento profissional de milhares de pessoas e se consolida cada vez mais com novos cursos, incluindo Medicina", considera Ivan Sammarco.

Vida: Filho de João Jorge Geraissate e de Rosalina Dualibi Geraissate, Edison João  Geraissate nasceu dia 25 de fevereiro de 1928  em Penápolis. Com 8 anos iniciou sua alfabetização  no 1º Grupo Escolar de  Penápolis (EE Luiz Chrysóstomo de Oliveira). Participou da primeira turma de ginasial no novo prédio da Escola Dr. Carlos Sampaio Filho (inaugurado em junho de 1939 ), com transferência dos alunos do  prédio que estavam instalados, junto à igreja matriz, antigo Colégio Franciscano. Formou-se engenheiro civil  pela Universidade Federal do Paraná em 1952 e logo começou vida profissional  em sua terra natal com a elaboração do projeto da construção do Hospital Espírita Discípulos de Jesus, na Rua Dr. Ramalho Franco. Em 1952 também  casou-se com Iraídes Anhenzini, tendo os filhos Edison, Yeda, Newton, Ernani e Shirlene. Além de várias atuações na área da construção civil, foi empreendedor  através de empresas, como da Lajeado Indústria e Comércio de Materiais de Construções e Sociedade Penapolense  de Engenharia e  Construção Ltda (SOPENCO) e Indústria e Comércio de Papéis Penápolis (Incopa) com adesão de 72 acionistas. Foi um dos fundadores do Clube Penapolense e  prefeito de Penápolis entre 1964 e 1969, sendo  a principal liderança para a criação da Funepe. Construiu o Ginásio Municipal de Esportes  Antonio Castilho Braga, inaugurado em 1967, levou água para a Vila Fátima e fez o decreto que viabilizou área de 100 alqueires para a instalação do  Colégio Agrícola.

IVAN EID SAMMARCO