28 DEZ 2018
Câmara Municipal consegue modernização e economia em 2018

A Câmara Municipal de Penápolis totalizou em 2018 economia de R$ 1.889.948,96. A sua última devolução de recursos recebidos para sua manutenção (duodécimo)  foi feita à  prefeitura  nessa sexta-feira, dia 28,  no valor de R$ 639.948,96, inclusos R$ 10.449,89 de juros de aplicação.  Quatro outros repasses já tinham sido antecipados para ajudar a Santa  Casa e em outras dificuldades financeiras da prefeitura.

O  Legislativo, presidido por Rubinho  Bertolini (SD), além da expressiva economia, conseguiu grandes avanços com modernização. Um dos maiores destaques ocorreu para o aumento da qualidade das transmissões das sessões. Através de investimentos em equipamentos, as imagens passaram a ser geradas e armazenadas em HD, numa integração com as câmeras robóticas implantadas no ano passado. A medida possibilitou ainda o início das transmissões também pelo youtube  com ótima  qualidade de áudio e imagem, somando-se a exibição pelo facebook, site, TV a cabo e rádio Ativa FM.  Rubinho Bertolini avalia o biênio 2017/2018 da Câmara Municipal como positivo. "Tivemos o empenho dos vereadores em todas as áreas em defesa da população. Procuramos apoiar a prefeitura para superação das grandes dificuldades financeiras, cobramos e fiscalizamos".

A Câmara Municipal registrou  867 proposituras em 2018. Foram 451 indicações (pedidos de obras e serviços ao Executivo), 253 requerimentos ( pedidos de informações ao Executivo), 54 Moções e 109 projetos de lei em 40 sessões ordinárias e 41 sessões extraordinárias. A tribuna livre, espaço destinado à população para manifestações de interesse público, teve 104 utilizações. Sete audiências públicas promoveram a lei de responsabilidade fiscal, incluindo o orçamento do município.

Na parte de honrarias, a Câmara Municipal entregou o título de Filho Ilustre ao empresário José Carlos Altimari, o Zé do Poste, título de Cidadão Penapolense ao médico Rômulo  César Arnal Bonini, Medalha Tiradentes ao policial militar Andrelino Pagani Rubino, título de Mãe do Ano para Francisca Benedito Almeida, título de Filho Ilustre ao empresário Rafael  Damaceno Moreira Ferreira, título de Cidadão Penapolense ao deputado estadual Roque Barbiere, Medalha Centenária para José Antonio Ortega e Nathan Thomaz da Silva, Medalha Rui Barbosa para  Jarbas Leal Marques da Silva, título de Educador do para Rosimeire Aparecida Cardoso Poluca, título de Professor do Ano para Marcos Roberto Peres, título de Merendeira do Ano para Ervinda Maria Borges Oliveira, título de Cidadão Penapolense ao sargento Egídio  Moreira Neto, Diploma Atirador Destaque para  João Marcos Araújo dos Santos, Vergílio Gualdiano Sabino, José Victor Martins  Rodrigues Tognon, Vinícius Mattiuzzi dos Santos  e Rômulo de Sá Benetti; Diploma Atirador Mirim  Destaque   para Rafael Parpinelli de Souza, Beatriz da Paixão Leme, Luys  Fernando Amaro da Silva, Gabriel Alves Cavalcante e Anna Luah de Fátima França,  título de Cidadão Penapolense ao empresário Marco Antônio Rasquel e o título de Filho Ilustre ao ex-prefeito Edison João Geraissate.

Rubens de Medici Ito Bertolini