02/04/2019 às 14:40:00
Câmara aprova projeto para contratações contra a dengue

A Câmara Municipal  aprovou por unanimidade segunda-feira, dia 01,  projeto do Executivo para a instituição do programa "Penápolis Contra a Dengue". Entre as principais medidas, a matéria dispõe autorização para a prefeitura realizar até 100 contratações temporárias para formação de frente extra de trabalho no combate  à proliferação do aedes aegypti. A equipe deverá atuar  na limpeza emergencial de locais de uso comum pela população, terrenos baldios,  terrenos particulares sujeitos à autuação da administração municipal e em outras ações. O vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o  "Dr. Rodolfo" (PSD),  repercutiu  o crescente número de casos de dengue na cidade e considerou que a prefeitura poderia ter adotado providências  especiais com mais antecedência.  A mesma consideração foi reforçada pelos vereadores Evandro Tervedo Novaes (DEM) e Rubinho Bertolini (SD).

O vereador Carlos Alberto Soares da Silva, o "Carlão da Educação" (PPS),  relatou que a prefeitura realizará 20 contratações por 90 dias, com remuneração de 1 salário mínimo e que o período e a quantidade dos temporários  poderão ser ampliados ou não de acordo com a situação da dengue. A vereadora Ester Sezalpino Mioto (PSD),  defendeu seleção imparcial nas contratações contra a dengue.  O vereador Júlio Caetano (PSD), pediu  a contratação imediata da totalidade das 100 vagas abertas pelo programa.  O vereador Adalgiso do Nascimento, o  "Ziza" (MDB),  falou que a seleção para frente de trabalho deverá ocorrer pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), seguindo critérios como tempo de desemprego e número de filhos. O vereador Pr. Bruno Marco (PSD), alertou sobre a importância da população permitir acesso pelos agentes de saúde nas vistorias contra a dengue.  O vereador Francisco José Mendes, o Tiquinho (PSDB), disse que servidores da área da saúde  trabalham  de forma contínua contra a dengue há bastante tempo. O tucano acrescentou que é fundamental o apoio da comunidade para acabar com proliferação da doença através  de limpeza dos quintais e impedimento de acúmulo de água.