AO VIVO: Audiência pública sobre o Plano Diretor do município de Penápolis- 23-04-24
ASSISTIR

22 MAI 2019
Câmara recebe convidados para discussão sobre cuidados com animais

Representantes da Associação de Proteção  dos Animais (Apap) e da Vigilância Epidemiológica de Penápolis participaram segunda-feira, dia 20, da sessão da Câmara Municipal. O encontro foi requerido pela vereadora Ester Sezalpino Mioto (PSD), para discussão sobre os cuidados com  animais, principalmente de  cães e gatos na cidade. Entre outros pontos repercutidos, ela questionou qual o local indicado para levar animal encontrado em situação de maus tratos e defendeu a criação do Conselho Municipal Protetor dos Animais. A  presidente da Apap, Luana Bíscaro  Moroni Rodrigues, relatou várias  dificuldades enfrentadas pela entidade. "A Apap sobrevive com recursos de voluntários e tem feito mais do que deveria", afirmou Luana. A convidada também explicou que a associação de proteção dos animais não possui condições de receber toda a demanda no setor. A presidente da Apap  reclamou falta de cooperação da administração municipal.  O vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o "Dr. Rodolfo" (PSD), questionou quais  tipos de apoio a entidade necessita. Luana afirmou que todo animal recebido na entidade envolve diversos gastos desde exames até alimentação.

O encarregado do Serviço de Vigilância  Epidemiológica, Franklin Cordeiro, disse que a administração municipal deverá concluir em breve o Centro de Zoonoses e Castração. Ele relatou que o município passará  a ter também local apropriado para apreensão de animais de grande porte e que a administração municipal tem tido outras  atuações na área, envolvendo inclusive em alguns casos apoio da polícia ambiental.

A veterinária Fernanda Magri, da APAP, disse que criação de lei municipal ajudaria na criminalização de maus tratos com animais e defendeu também campanhas para incentivar denúncias. A discussão na sessão teve ainda a participação dos agentes de saneamento da Vigilância Epidemiológica, Ademir  Aparecido Pereira e Ricardo Baroni.

Ester Maria Sezalpino Mioto