27 MAI 2019
Proposta combate exploração de animais na tração de carroças

A Câmara Municipal de Penápolis encaminhou ao Executivo indicação da vereadora Ester Sezalpino Mioto (PSD), de estudos para implantação de programa que  combate a  exploração dos animais e melhora as condições de quem utiliza carroça para o trabalho. Trata-se do "Cavalo de Lata", de coleta de material reciclável, entulho e carretos pequenos.  A proposta consiste na substituição gradativa  das carroças movidas  a tração animal por uma estrutura metálica com carroceria, uma espécie de bicicleta totalmente elétrica, preparada para suportar grandes cargas. O veículo tem suspensão, banco com dois lugares, volante e iluminação completa, com bateria de autonomia para cerca de 50 quilômetros.  Ester verificou que o "cavalo de lata", em fase de  implantação em algumas cidades, pode ser movido também através do pedal e representa uma ótima alternativa para melhorar as condições de quem utiliza carroça para trabalho e de proteção aos animais. "Queremos estudos do poder público em conjunto com os carroceiros, recicladores e demais interessados para adoção do projeto também em Penápolis", considera Ester.

Trânsito:  O vereador Rubinho Bertolini (SD), apresentou duas indicações  pela realização de estudos para implantação de estacionamento 45 graus  em mais trechos da cidade. A iniciativa tem defesa para ampliação de vagas para veículos na Av. Santa Casa, entre as Ruas Dr. Ramalho Franco e Mário Sabino, e na Rua Dr. Ramalho Franco, entre as Avenidas Eduardo de Castilho e Cunha Cintra. Rubinho Bertolini relata que os setores apontados possuem serviços de grande fluxo de pessoas, sendo grandes as dificuldades para estacionamento.

Moção: A Câmara Municipal aprovou Moção de Congratulação de autoria do vereador Júlio Caetano (PSD), para  João Pedro Gomes  Pereira, de 9 anos, pela conquista de diversos resultados expressivos na natação.