31/05/2019 às 00:01:00
Câmara Municipal contribui com mais R$ 200 mil para Santa Casa

A Câmara Municipal de Penápolis, por decisão do seu presidente Ivan Sammarco (PPS),  realizou ontem, dia 30,  repasse de R$ 200 mil para atendimento à Santa Casa. No mesmo dia do mês passado, o Legislativo já tinha colaborado com R$ 150 mil. Os R$ 350  mil são   economia do duodécimo, repasse que a Câmara  recebe da administração municipal para sua manutenção.  O encaminhamento do dinheiro para a Santa Casa  ocorre através de  devolução do Legislativo à prefeitura. "A Câmara Municipal mantém  grande empenho em várias ações em prol da Santa Casa, a qual   necessita muito de apoio. Confiamos que as dificuldades financeiras do hospital possam ser diminuídas numa somatória de esforços", diz Ivan Samarco.

Hemodiálise: O vereador Carlos Alberto Soares da Silva, o Carlão da Educação (PPS), formalizou pedido ao Executivo  na defesa de implantação de um Centro de Hemodiálise na Santa Casa de Penápolis.

A proposta indica a abertura do serviço com   aproveitamento da transferência da administração da Santa Casa para uma OS - Organização Social, cujo processo está em discussão. "Precisamos efetivar o primeiro passo para termos o Centro de  Hemodiálise. Não é algo que se faz do dia para a noite, mas tem que haver o início para sua concretização".

O vereador Francisco José Mendes, o Tiquinho (PSDB),  destacou o incentivo do médico Nilso Moreira para que Penápolis tenha um Centro de Hemodiálise. O vereador Júlio Caetano (PSD),  aproveitou a discussão sobre o serviço reivindicado  para lembrar trabalho da vereadora Ester em defesa de abertura de centro de quimioterapia para Penápolis.  O vereador Adalgiso do Nascimento, o Ziza (MDB), também falou em apoio ao pedido do vereador Carlão para que seja feita hemodiálise na Santa Casa.  O vereador Rubinho Bertolini (SD), sugeriu busca de informações em Ourinhos, onde existe referência de atendimento em hemodiálise.

Segundo o vereador Carlão da Educação, aproximadamente 50 pacientes de Penápolis viajam 3 vezes por semana para  em busca do tratamento de hemodiálise. Os pacientes levantam às 3 da manhã  para  ida até Araçatuba com retorno só ao meio dia.