04/06/2019 às 14:37:00
Câmara Municipal busca diversos esclarecimentos na área da saúde

A administração municipal de Penápolis passará a exigir a partir do  dia primeiro de julho o cumprimento do horário de trabalho dos médicos nas unidades de saúde com o registro  por biometria.  A informação foi dada segunda-feira, dia 3,  pelo secretário municipal de Saúde, Wilson Carlos Braz, durante  sua participação na sessão da Câmara Municipal, a convite requerido pelo vereador Rodolfo Valadão Ambrósio (PSD), para diversos esclarecimentos. A exigência da biometria aos médicos foi relatada  em resposta ao questionamento da vereadora Ester Sezalpino Mioto (PSD), de não cumprimento de horário por médicos na área pública. Segundo  Braz,  quem não registrar a presença pelo sistema a ser implantado não receberá  o salário. O vereador Francisco José Mendes, o "Tiquinho" (PSDB), pediu apoio para o início e continuidade do  novo controle. "Haverá resistência, mas do jeito que está não tem como ficar. Pagar e não ter o médico no atendimento não tem como".

Nas suas primeiras  explanações na sessão do Legislativo, o secretário Braz informou que o município tem investido bem acima da exigência mínima de 15% na saúde, chegando a 35,52% da sua receita. O vereador Dr. Rodolfo repercutiu que  apesar do aumento de gastos no setor, o atendimento não evolui e que existe falta do básico. Ele reclamou do não encaminhamento da administração municipal, de sindicância no setor de ambulâncias, à Câmara Municipal. O vereador Júlio Caetano elencou entre outros problemas, o não funcionamento da farmácia da Macro 1 de  Saúde. O secretário  apontou dificuldades financeiras para a grande demanda de atendimento na saúde. O vereador Carlos Alberto Soares da Silva, o "Carlão da Educação" (PPS), pediu relatos do grande aumento da demanda no Pronto Socorro Municipal e enalteceu o esforço para o atendimento. Os vereadores Rubinho Bertolini (SD) e Pr. Bruno Marco (PSD), afirmaram que  apesar de todas as dificuldades para a manutenção da saúde, a população  precisa ter bom atendimento. O vereador Evandro Tervedo Novaes (DEM), contou que verificou in loco as dificuldades no Pronto Socorro Municipal, incluindo a classificação de prioridade adotada.