12/06/2019 às 00:01:00
Câmara Municipal discute dificuldades financeiras da Santa Casa

A Câmara Municipal repercutiu em sua sessão segunda-feira, dia 10,  as dificuldades financeiras da Santa Casa de Penápolis. O vereador Júlio Caetano (PSD),  apresentou requerimento na busca de informações sobre o hospital, como o que é devido aos médicos. Na tribuna do Legislativo, ele afirmou que a administração municipal e a Santa Casa devem esclarecer os problemas enfrentados e as providências para combatê-los. Júlio Caetano também criticou o anúncio do Executivo de que poderiam  ser feitas novas contratações de médicos para substituição dos que entrarem em greve no hospital. " Se não tem dinheiro para pagamentos atrasados, como vai ter para pagar os dos novos contratados?".

O vereador Adalgiso do Nascimento, o "Ziza" (MDB),  discursou que a prefeitura de Penápolis tem tido grande  contribuição para o funcionamento  da Santa Casa. O emedebista disse a o hospital está aberto graças a intervenção do Executivo, o qual busca novas alternativas para superar as dificuldades de manutenção do serviço.

O vereador Francisco José Mendes, o Tiquinho (PSDB), considerou que a partir de projeto de sua iniciativa, a Santa Casa passou a encaminhar relatórios de prestação de contas à Câmara  Municipal. O tucano disse que o número de funcionários permanece o mesmo se comparado ao período que antecedeu a intervenção. Tiquinho também se posicionou contrário  à divulgação de que novas contratações poderiam ocorrer para substituir os médicos grevistas. "É difícil encontrar médico cirurgião, isso não acontece do dia para a noite".

O vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o Dr.Rodolfo (PSD), considerou que a Santa Casa pode melhorar sua arrecadação com a realização de cirurgias. "O que é dá dinheiro para o hospital são as cirurgias e a Santa Casa de Penápolis não faz". O vereador Pr. Bruno Marco (PSD), reforçou preocupação com a saúde. O vereador Carlos Alberto Soares da Silva, o "Carlão da Educação" (PPS),  Carlão da Educação afirmou que existe trabalho de todos os vereadores em prol da Santa Casa e que foi o prefeito Célio de Oliveira quem reabriu a Santa Casa através de intervenção.