28/06/2019 às 15:20:00
Pedido de disponibilização de telefone para desmarcar consultas

A Câmara Municipal de Penápolis aprovou segunda-feira, dia 24, requerimento de autoria do vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o "Dr. Rodolfo" (PSD), em defesa de disponibilização de telefone com atendimento para desmarcação de consultas nas unidades básicas de saúde do município. A iniciativa tem objetivo de promover melhor aproveitamento das vagas nos casos de faltas no setor. Atualmente parte  dos pacientes  não comunica  com antecedência a ausência. "Com o aviso  da falta  com antecedência, outro paciente pode ser encaixado no  horário", diz parte da justificativa da indicação. Em discurso na tribuna da Câmara Municipal, Dr. Rodolfo acrescentou pedido de estudos para a comunicação via whatsapp entre unidades de saúde e usuários.

O vereador Carlos Alberto Soares da Silva, o "Carlão da Educação" (PPS), citou as perdas de vagas nos casos do transporte na área da saúde quando o paciente não informa o não  aproveitamento do serviço. "Tem situações em que a van  passa no ponto e o paciente faltou. Se houver o comunicado com antecedência, a vaga pode ser aproveitada".

O vereador Adalgiso do Nascimento, o "Ziza"(MDB), repercutiu sugestão que ele recebeu de um munícipe para que seja feita  restituição do prejuízo  pelo usuário no caso de desatenção, falta de comunicação  e não utilização dele  em viagens custeadas pelo poder público.

O vereador Júlio Caetano (PSD), citou o exemplo de comunicação pelo AME de Araçatuba por SMS e ligação telefônica. "Se o paciente perder o dia, demora para conseguir a vaga".

O vereador Francisco José Mendes, o "Tiquinho" (PSDB), pediu maior atenção dos usuários na área da saúde para evitar de perder consultas e outros atendimentos agendados.