25 NOV 2020
Câmara alerta sobre falta de sangue para Santa Casa

A Câmara Municipal  alertou segunda-feira, dia 23,  através do seu presidente Ivan Sammarco (DEM), durante a sessão ordinária,  sobre a falta de sangue enfrentada pela  Santa Casa de Penápolis.  O democrata afirmou na tribuna do  Legislativo que o problema surgiu com a decisão do Hemocentro de Ribeirão de Preto de suspender  o fornecimento de sangue por causa de dívidas do hospital local. “Precisamos urgentemente de uma solução. Não é possível a Santa Casa ficar sem sangue, o qual tem utilização  com grande frequência. Vidas podem ser perdidas  na falta do atendimento no tempo certo”, disse Ivan Sammarco. Segundo ele, enquanto não houver acordo sobre as pendências financeiras,  o  Hemocentro de Ribeirão Preto atenderá  a Santa Casa de Penápolis apenas com uma bolsa de sangue para caso de comprovada  urgência explícita. “ Uma bolsa de sangue para nossa micro região não representa praticamente nada. As vezes, uma vítima de acidente precisa até de 8 bolsas de sangue”, considerou o presidente da Câmara Municipal.  As dificuldades para o atendimento refletem no Pronto Socorro Municipal. Ivan Sammarco afirmou que a unidade não estava aceitando internações por causa da falta de sangue. Em seu manifesto na Câmara Municipal ele disse que as dívidas da Santa Casa com o Hemocentro de Ribeirão Preto são de aproximadamente R$ 480 mil com descontos de juros.

Resolução: A Câmara Municipal aprovou por unanimidade  projeto  de autoria da sua mesa diretora com ajustes na resolução nº 126, de 28 de setembro de 2020, sobre descontos nos subsídios dos vereadores no caso de falta em sessão ordinária ou extraordinária fora do recesso parlamentar, conforme recomendação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. A dedução foi mudada de  1/30 avos para1/15 avos por ausência.

IVAN EID SAMMARCO