09 DEZ 2020
Câmara Municipal faz manifesto contra fechamento de sala de aula

A Câmara Municipal de Penápolis intensificou segunda-feira, dia 7, repúdio  para o fechamento de sala de aula do ensino médio no período noturno na Escola Estadual Luiza Maria Bernardes Nory, no Jardim Eldorado. O manifesto contrário, iniciado na semana passada através do vereador Carlos Alberto  Soares da Silva, o “Carlão da Educação” (Cidadania), recebeu diversos novos apoios na tentativa de reverter a decisão da Secretaria Estadual de Educação. O vereador Júlio Caetano (PSD), formalizou requerimento  à Diretoria Regional de Ensino em defesa da manutenção da sala de aula e na busca de esclarecimentos sobre o caso.  Com o fechamento da única classe no período noturno da Escola Luiza Nory, o atendimento aos alunos da unidade, os quais já tiveram  transferência  de outras escolas, como Ester Eunice, Yone Dias de Aguiar  e João  Teixeira Sampaio, deverá passar para a Escola Joana Helena, na  Vila Formosa, região bastante distante da atual. “Temos que incentivar o ensino e não fechar salas. Esperamos uma resposta positiva da Diretoria de Ensino”, disse Júlio Caetano. O presidente da Câmara Municipal, Ivan Sammarco (DEM), reforçou posicionamento pela continuidade da sala de aula. “Somos totalmente contrários ao fechamento da classe”.

A vereadora Ester Sezalpino Mioto (PSD), disse que o CEEJA (Centro Estadual de Educação para Jovens e Adultos) tem crescido de forma constante com a mudança dos alunos do ensino regular. “Estão fechando salas noturnas, praticamente forçando os alunos a fazerem o CEEJA”.

O vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o Dr. Rodolfo (PSD), reforçou que o remanejamento de alunos com fechamento de sala de aula no Jardim Eldorado  é totalmente inviável para área muito distante e de menor demanda. O vereador Rubinho Bertolini (Republicanos), repercutiu a importância das salas noturnas no atendimento aos estudantes que trabalham durante o dia. “O ensino no período  noturno é imprescindível. O vereador Nardão Sacomani (DEM), lembrou que Penápolis já teve muitas salas de aula no período noturno nas escolas estaduais. O  vereador Francisco José Mendes, o Tiquinho (PSDB), adiantou que procuraria a Diretoria de Ensino de Penápolis para  discutir a sala de aula noturna. O vereador Adalgiso do Nascimento, o Ziza (MDB) criticou o atual governador   pela forma que a trata a Educação.

JÚLIO CÉSAR CAETANO