02 FEV 2021
Câmara tem defesa de novas inclusões na prioridade para vacina

Em sua primeira sessão ordinária da nova Legislatura (2021-2024), a Câmara Municipal de Penápolis teve   entre destaques defesa para a ampliação dos grupos de prioridade  para a vacina contra a Covid-19. O vereador Edson Bilche Girotto, o “Batata” (PSDB)  apresentou requerimento pela inclusão  das pessoas com necessidades especiais, coletores de lixo doméstico e infectante e pessoas que trabalham com autoclave. “O Conselho Nacional de Saúde considerou que as pessoas portadoras  de necessidades especiais  apresentam maior risco  de contaminação com o novo coronavírus. Deve-se levar em conta que pessoas com necessidades especiais  têm os mesmos direitos  que qualquer outra, contudo, diante de barreiras, falta de acessibilidade e inclusão, de  desigualdade de oportunidades, encontram maior número de obstáculos para fruição”, diz parte da justificativa elaborada pelo vereador. Sobre os coletores de lixo domésticos e infectantes e  pessoas que trabalham com autoclave,  ele aponta o grande risco de contaminação diante das atividades.

A vereadora Professora Jandineia (PT) reforçou defesa para a inclusão dos autistas nos grupos prioritários para vacinação. O vereador Paulinho do Esporte (DEM) também fez pedido por  novas inclusões na prioridade para vacina contra a convid-19,  com indicação para  atendimento aos  enfermeiros   de home care (cuidado em domicílio).

O vereador Ivan Sammarco (MDB) sugeriu mobilização das Câmaras Municipais do estado de São Paulo e encaminhamento de documento ao governador João Dória sobre a necessidade de mais  inclusões de prioridades . O vereador Isanoel  Ditinho (PODEMOS)  discursou  que também tem tratado sobre novas inclusões e pediu atenção aos funcionários de funerárias. O vereador Dr. Rodolfo (PSD) defendeu imunização para os  profissionais da educação.  O vereador Júlio Caetano (PSD) reforçou sobre a importância da Câmara Municipal  formalizar os pedidos de novos grupos prioritários aos governos estadual e federal. A vereadora Dona Vilma (Republicanos) aproveitou o tema para   repercutir os cuidados da Secretaria Municipal de Educação  na retomada das aulas.

EDSON BILCHE GIROTTO