17 JUN 2021
Câmara reclama condições de atendimento por laboratório contratado

A Câmara Municipal de Penápolis intensificou em sua sessão segunda-feira, dia 14, reclamação sobre condições insatisfatórias no atendimento com posto de coleta  de exames laboratoriais contratado pela prefeitura através de uma empresa de fora da cidade. O assunto teve nova repercussão com aprovação de requerimento de autoria do vereador José Antonio Ferres Chacon, o “Cabeça” (MDB) e Rodolfo Valadão Ambrósio, o “Dr. Rodolfo (PSD). Entre questionamentos, o documento busca informações se a unidade, em funcionamento na esquina da Av. Olsen com a  Rua Anchieta, atende as normas da Vigilância Sanitária, existência de recepção e sanitários próprios para os usuários e contrato entre a prefeitura e o laboratório contratado  para o transporte dos materiais coletados em Penápolis até Promissão.  O requerimento  também quer esclarecimentos sobre o prazo de vigência do atual contrato para os exames laboratoriais e a previsão de nova licitação para o serviço. Na sessão da Câmara Municipal, Dr. Rodolfo exibiu imagens externas do posto de coleta em discussão com falta de conforto e de cuidados para usuários do local no aguardo para atendimento. “As pessoas na chuva, no sol, no vento. É inadmissível isso e não pode continuar dessa forma”. O vereador Ivan Sammarco (DEM) também manifestou preocupação. O democrata citou que durante muitos anos um laboratório local atendeu bem com exames do SUS, o que passou por interrupção diante da nova contratação. Ivan Sammarco alertou sobre riscos para   alguns tipos de  coletas com encaminhamento para outra cidade, principalmente de contagem de plaquetas. Dificuldades para  exames laboratoriais pela saúde pública local já tinham sido registradas pela vereadora Dona Vilma (Republicanos).