21 OUT 2023
Roberto Sodré Viana Egreja recebe Medalha Maria Chica

Com 50 anos de vínculo com a história de Penápolis, o empresário Roberto Sodré  Viana  Egreja recebeu sexta-feira, dia 20, a Medalha Maria Chica em solenidade promovida pela Câmara Municipal. A entrega ocorreu pelo vereador Altair Reis (CIDADANIA). “A Terra de Maria indubitavelmente se torna maior com a atuação de Roberto Egreja.  Entre tantas atuações marcantes de Roberto Egreja,  numa das mais recentes, ele presenteou nossa cidade com a Usina Aliança, empresa que funciona 24 horas todos os dias durante grande parte do ano, gerando empregos, movimentando a economia,  rompendo fronteiras e promovendo o nome de Penápolis  com a exportação de açúcar”, disse Altair Reis. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, Ivan Sammarco (UNIÃO BRASIL).

Vida: Primeiro filho de Armando Viana Egreja e de Leonor de Abreu Sodré Egreja, Roberto Sodré Viana Egreja  nasceu dia 20 de novembro  de 1962 em São Paulo. Tem uma irmã, Renata.  Desde os primeiros dias de vida começou a vivenciar   o setor sucroalcooleiro a partir da aquisição  de uma  usina em Visconde do Rio Branco, em 1963, em Minas Gerais, por seu avô paterno, deputado federal Sylvestre Ferraz Egreja e montagem dela em Ipaussu-SP. Ainda criança, já demonstrava  perfil de grande interesse pelo trabalho. Mudou-se para Penápolis em 1973, quando tinha 9 anos de vida, diante da  compra da Usina Campestre por sua família. Na sua juventude  cursou Direito pela PUC e Administração de Empresas  pela Fundação Getúlio Vargas. Em período de férias , buscava aprender o funcionamento da Usina Campestre. Trabalhou de forma intensa  na década de 80 para a efetivação em 1987 da primeira moagem da Usina Diana, criada por seu pai em Avanhandava. Após a morte de seu pai em 1989,  dirigiu a Usina Diana por vários anos.  Com muita experiência e sucesso no setor sucroalcooleiro, construiu e é proprietário da Usina Atena, em Martinópolis. Em outra atuação marcante liderou em Penápolis a construção da Usina  Aliança, cuja primeira safra ocorreu em 2021. A produção de açúcar da  unidade é totalmente exportada. Já contemplado com o título de Cidadão Penapolense em 1999, entre outros investimentos na cidade possui destaque também com propriedades rurais e plantios,  confinamento de gado, loteamento e na área da comunicação.  Roberto Egreja é uma das grandes referências de trabalho e contribuição para o desenvolvimento da Terra de Maria Chica.

ALTAIR DOS SANTOS REIS
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024