05 ABR 2024
Defesas pela Câmara têm atendimento anunciado em audiência
Foto Noticia Principal Grande
No sentido horário, presidente da Câmara, Ivan Sammarco, deputados Marcolino, Gilmaci e Enio Tatto, e vereadoras Professora Jandineia e Dona Vilma

Parte de reivindicações apresentadas pela Câmara Municipal de Penápolis através de vereadores na audiência pública sobre o orçamento estadual para 2025, quinta-feira, dia 4, na sede do Legislativo local, teve atendimento já anunciado pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa (Alesp), representada pelos deputados estaduais Gilmaci Santos ( Republicanos), Luiz Claudio Marcolino (PT) e Enio Tatto (PT). Trata-se da reserva de R$ 800 mil com inclusão  na peça orçamentária de 2025, cuja votação ocorrerá pela Alesp ao final do ano. São R$ 450 mil para a construção da Casa da Mulher Paulista de Penápolis e R$ 350 mil para a reforma das três delegacias do município.

A cidade recebeu, pela primeira vez, a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp para discutir as principais demandas dos municípios. O presidente da Câmara Municipal, Ivan Sammarco (Novo) enalteceu a importância de Penápolis sediar a audiência pública estadual e colocou o Legislativo Penapolense à disposição da Alesp para novos encontros. Grande parte das reivindicações feitas no encontro se concentrou em problemas da segurança pública da cidade, como a manutenção de delegacias, a falta de efetivo policial e a defesa das mulheres vítimas de violência. A vereadora Professora Jandineia (PT) abriu a participação popular da audiência abordando a infraestrutura das delegacias de Penápolis. "Temos quatro delegados e três delegacias que atendem sete municípios e que estão em uma situação lamentável e precisando de uma reforma urgente", alertou. A petista também defendeu investimentos para a viabilização da Casa da Mulher Paulista (proteção das mulheres), o que foi reiterado pelo vereador Professor Bruno (PSD), o qual também acrescentou solicitação para implantação de Hospital Veterinário.
O vereador Júlio  Caetano (PSD) levou ao debate a preocupação com o efetivo da Polícia Militar na região. "Temos aproximadamente 60 policiais na ativa que fazem uma cobertura de quase 100 mil habitantes. É uma companhia que precisa muito de uma reforma na parte estrutural".

O vereador Altair Reis (PL), entre outros pedidos, defendeu a criação de um núcleo para hemodiálise em Penápolis.  O vereador Batata da Pizzaria (PL) reivindicou a pavimentação asfáltica de acesso para o Colégio Agrícola. A vereadora Dona Vilma (Republicanos) pediu investimentos no Córrego Maria Chica na parte de proteção contra quedas e obras para evitar seu transbordamento. O vereador Isanoel Ditinho (PRD) falou pela criação de um Hospital Estadual em Penápolis.

IVAN EID SAMMARCO
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024