16 ABR 2024
Requerimento questiona atendimento e fila para hemodiálise

A Câmara Municipal de Penápolis aprovou segunda-feira, dia 15, requerimento do vereador Altair Reis (PL) na busca de informações da Secretaria Municipal de Saúde sobre o atendimento para moradores de Penápolis que necessitam de hemodiálise. O documento questiona o número de pacientes com o encaminhamento do tratamento  para Araçatuba, São José do Rio Preto, Três Lagoas e Lins, e a quantidade na lista de espera. Durante a discussão do requerimento, Altair Reis manifestou preocupação com casos de pacientes de Penápolis e da comarca  sem vagas para o procedimento.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, uréia e creatinina. O tempo varia de acordo com o estado clínico do paciente e, em geral, é de quatro horas, três ou quatro vezes por semana. Dependendo da situação clínica do paciente esse tempo varia de 3 a 5 horas por sessão e pode ser feita 2, 3, 4 vezes por semana ou até mesmo diariamente. Com objetivo de oferecer melhores condições para os pacientes de Penápolis e municípios da comarca, a Câmara Municipal tem defesa para implantação de um centro de hemodiálise na cidade.

Vacina: O vereador Professor Bruno (PSD) indicou à administração municipal a inclusão dos profissionais da educação nos grupos prioritários na campanha  de vacinação contra a gripe.

ALTAIR DOS SANTOS REIS
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024