30 ABR 2024
Câmara aprova regulamentação de fisioterapeuta em maternidade

Toda gestante no município de Penápolis terá  direito ao acompanhamento  por fisioterapeuta durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto, em maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares, desde que o profissional  seja contratado por ela, cônjuge/companheiro ou por seus familiares. A regulamentação do atendimento, proposta através de projeto de lei do vereador Júlio Caetano (PSD),  foi aprovada por unanimidade segunda-feira, dia 29, pela Câmara Municipal. A iniciativa seguirá para promulgação do Executivo. Durante a discussão da propositura, Júlio Caetano destacou a importância da atuação dos fisioterapeutas em vários aspectos em atendimentos em maternidades, como recursos para facilitação da progressão do trabalho de parto  e no pós-parto imediato, apoio para melhora  da funcionalidade geral, alívio de dor no local das cicatrizações  e prevenção de complicações  relacionadas a imobilidade. A vereadora Letícia Sader (MDB), acrescentou defesa  para que o direito ao fisioterapeuta seja viabilizado  também às gestantes sem condições financeiras de contratá-lo. A emedebista pediu ações da administração municipal para o custeio do atendimento, o que também foi reiterado pela vereadora Professora Jandineia (PT). O vereador Nelson Kbção (União Brasil) pediu a criação de serviço pelo poder público para atendimento com fisioterapeuta em domicílio para os casos de pacientes acamados ou de grande dificuldade de locomoção. O vereador Professor Bruno (PSD) considerou que a presença de fisioterapeuta em maternidade contribui ainda para reduzir as possibilidades de violência obstétrica. O vereador Dr. Rodolfo (PSD) falou que considera possível avanços na parte de fisioterapia pelo  serviço público, incluindo o atendimento para gestantes.

JÚLIO CÉSAR CAETANO
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024