23 JUN 2020
Apoio para projeto de lei pelo fornecimento de quimio oral

A vereadora Ester Sezalpino Mioto (PSD), através da Câmara Municipal de Penápolis, manifesta apoio ao projeto de lei 6.330/2019,  para que os planos de saúde  ofereçam fornecimento de tratamentos quimioterápicos aos pacientes. A criação do direito,  idealizado pelo Instituto Vencer o Câncer, teve aprovação no dia 3 de junho pelo Senado Federal, devendo ser apreciado também pela Câmara dos Deputados. No caso de nova aprovação, seguirá para sanção ou veto do presidente Jair Bolsonaro.

O projeto prevê que após o registro na Anvisa os medicamentos orais contra o câncer sejam automaticamente oferecidos pelos planos de saúde, assim como já é feito com os medicamentos de aplicação intravenosa.  De acordo com Ester, a iniciativa representa expressivo avanço em cuidados e  na humanização no atendimento. A vereadora ressalta a afirmação do médico oncologista Fernando Maluf, um dos fundadores do Instituto Vencer o  Câncer. “Especialmente no meio dessa pandemia do novo coronavírus, o medicamento oral é muito mais seguro para o paciente, que recebe o remédio em casa, evitando idas a hospitais e ambulatórios que não são necessárias”.  Fernando Maluf defende que   em muitos casos, por não ter um substituto intravenoso, o medicamento oral oferece maior chance de cura, sobrevida e controle da doença e dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Mais informações  sobre o projeto para melhorar o acesso dos pacientes com câncer que possuem planos de saúde podem ser obtidas em www.simparaquimiooral.org.br. Na mesma página é possível registrar manifesto  de apoio ao "Sim para Quimio Oral", com a colocação de nome completo, CPF, e-mail, cidade e estado.

Ester Maria Sezalpino Mioto