02 JUL 2020
Encaminhado anteprojeto de convênio com bombeiros voluntários

A Câmara Municipal de Penápolis encaminhou ao Executivo indicação do vereador  Evandro Tervedo (PTB) com  anteprojeto para convênio da administração municipal com a Associação de Socorristas e Bombeiros Voluntários da cidade. A iniciativa do autor defende o acordo como forma de união para proporcionar  resposta mais rápida e eficiente no combate a incêndios florestais, atendimento de primeiros socorros, atendimento em primeira resposta, auxílio na defesa civil municipal, orientação e educação de trânsito, apoio em eventos públicos, orientação e educação nas escolas, incluindo ainda mais atendimentos  no território do município. A propositura   dispõe que a associação  ficará com a contenção de animais soltos em vias públicas ou sem a devida proteção. O repasse mensal da prefeitura  pelo convênio está estipulado em R$ 5.500,00.   A  Associação de Socorristas e Bombeiros Voluntários tem sede na Rua Manoel Foz, 461, no bairro Aparecida. Evandro Tervedo aponta na justificativa do anteprojeto que a missão dela   engloba casos clínicos, quedas em residência, partos de emergência, acidentes domésticos, ferimentos com armas brancas e de fogo, atropelamentos, engasgos, afogamentos e outros casos que necessitam de atendimento rápido e eficaz por pessoal  treinado para atendimento pré-hospitalar, condutores habilitados para casos de emergência e veículos adaptados. O vereador ainda aponta que os bombeiros voluntários dão suporte  para  ambulâncias da prefeitura e socorrem aos que necessitam  até o posto de saúde central. A associação conta com 18 voluntários  treinados em cursos externos e internos. "São exigidos padrões de condutas, como uniformes, materiais e equipamentos mínimos, veículos em condições, treinamento qualificado comprovado, local da sede da associação dentro dos parâmetros que supram as necessidades dos voluntários, até mesmo a alimentação durante os plantões, o que tem sido suportado, até hoje, pelos próprios voluntários e por  poucas doações de pessoas da comunidade", complementa a defesa para o convênio.

Evandro Tervedo Novaes