29 MAR 2022
Câmara intensifica defesa para estágio em Medicina em Penápolis

A Câmara Municipal  voltou a realizar  em sua sessão segunda-feira, dia 28, defesa para que os estudantes do curso de Medicina da Funepe possam fazer estágios em Penápolis. O Legislativo tem combatido a falta do atendimento local, incluindo o internato,  o que tem obrigado os alunos a terem que se deslocar para fora, até aproximadamente 200 quilômetros de distância, ao município de Jaú. A nova repercussão na sessão da Câmara Municipal teve destaque para reunião promovida quinta-feira, dia 24, entre membros  da Funepe, Poder Legislativo e administração municipal, representada pelo secretário municipal de Saúde, Luiz Washington e o chefe de gabinete Daniel Rodrigueiro, e a diretora financeira da Santa Casa, Anelise Santos Rodrigues. A vereadora Professora Jandinéia (PT) disse que o encontro registrou avanços positivos para medidas e entendimentos e relatou  afirmação do secretário de Saúde de que a prefeitura estava de “braços e coração abertos” para receber os alunos do curso de Medicina, no entanto, posteriormente, em outro dia,  o prefeito Caíque Rossi (PSD) culpou publicamente a Funepe pelos não atendimentos do setor em Penápolis. Jandinéia anunciou que irá apresentar requerimento pela promoção de uma audiência pública por meio da Câmara Municipal para buscar esclarecimentos e propostas para a efetivação de estágios e internato locais. O vereador Altair Reis (Cidadania)  reforçou sobre a diferença do que foi tratado na reunião na Funepe e a fala posterior do prefeito com críticas à Funepe. A presidente da Câmara Municipal, Letícia Sader (MDB) disse que no mínimo e com rapidez, deve haver abertura para os estudantes de Medicina fazerem estágio nas unidades básicas de saúde do município.  O vereador Nelson Kbção (Cidadania) disse que diante da impossibilidade atual de internato na Santa Casa, precisa ter preparo para atendimento à 2ª turma do curso discutido. O vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o “Dr. Rodolfo” (PSD), falou por sintonia entre a administração municipal e a Funepe para que os estágios em Medicina sejam feitos em Penápolis. O pessedista também pediu a revisão de laudo técnico com   apontamento de falta de atendimento a quesitos para os estágios. Segundo ele, os índices e dados estão desatualizados.